quinta-feira, 26 de maio de 2016

Tutorial DosBox 0.74 Instalação e Configuração de Jogos Abandonware - Review



Este tutorial tem o objetivo de instalar e configurar o programa DosBox. Trata-se de um eficiente emulador de MS-DOS que torna possível a reprodução de programas e jogos do antigo MS-DOS nos computadores atuais. Como na época houve o lançamento de muitos jogos que se tornaram verdadeiros clássicos, o DosBox se mostra uma ótima alternativa para resgatar estes jogos que marcaram a vida de muitos jogadores.



1 BAIXANDO O DOSBOX


    Disponibilizei aqui a versão 0.74 Windows 32bits do DosBox para download, a última disponível atualmente. Faça o download do arquivo abaixo hospedado por mim, ou caso queira versão para outro sistema operacional como Linux ou MacOs X, acesse o site oficial. Como a maioria das pessoas usa Windows fiz o tutorial com base na versão Windows, mas as mesmas etapas se aplicam as versões de outros sistemas operacionais.

    Download da versão 0.74 Windows 32bits Installer

    Site oficial para download das outras versões


    2 INSTALANDO O DOSBOX


    Baixe o arquivo indicado, descompacte o mesmo e instale seguindo os passos abaixo.

    Arquivo baixado e pronto para instalação
    Clique em "Next"

    "Next" novamente

    "Install" ou caso queira mude a pasta


    Localize o link pelo Menu Inicial

    3 MONTANDO O JOGO


    Uma vez instalo o DosBox você deve montar uma unidade que vai ser a pasta do jogo.



    O comando usado é MOUNT   UNIDADE   "PASTA ONDE ESTÁ O JOGO"
    Por exemplo: mount   c   d:\Jogos\

    Onde:
    • C vai ser a unidade criada no DosBOX.
    • d:\Jogos\ 
    Uma vez montada a pasta os comandos de navegação são os mesmo do MS-DOS: "cd nome da pasta" para acessar diretórios, "cd .." para voltar à pasta anterior. Para executar arquivos executáveis como .EXE e .COM basta digitar o nome do arquivo sem extensão e pressionar ENTER.

    4 CONFIGURANDO O ÁUDIO DOS JOGOS


    A configuração do áudio nos jogos é feita em cada jogo separadamente. Usei como o exemplo o jogo Duke Nukem 3D Atomic Edition, que tenho disponível aqui no blog. Este jogo pode ser usado como exemplo para vários outros no esquema de configuração, e outros jogos como Doom são mais simples ainda e tem outros como Wolf3D que não exigem configuração.

    Instale o DosBOX e monte a pasta conforme acima descrito. Acesse o arquivo SETUP.EXE

    No menu principal vá em Sound Setup

    Chose Sound FX Card para escolha do sistema principal de som

    Escolha Sound Blaster
    Em seguida configure cada uma das opções

    Change Address: 0x220

    Change Sound Card Type: Sound Blaster 16 or AWE32

    Change Interrupt: IRQ 7

    Change 8-bit DMA Channel: DMA Channel 1

    Change 16-bit DMA Channel: DMA Channel 5

    Volte ao menu de Sound Setup
    Choose Music Card: Escolha Sound Blaster
    A configuração de áudio está completa. Não esqueça de salvar antes de sair do Setup. Agora basta rodar o jogo com áudio perfeito. Este passo a passo se aplica a maioria dos jogos de MS-DOS, alguns podem ter particularidades, mas em geral as instalações são bem simples. Agora basta rodar o jogo pelo arquivo executável duke3d.exe neste caso e testar se o áudio está correto.




    5 CONCLUSÃO


    Com o DosBOX é possível resgatar um grande acervo de jogos e aplicativos. Em relação aos jogos, são clássicos do PC das décadas de 80 e 90 que podem ser jogados em modo sozinho ou até mesmo em rede. Cabe salientar que o DosBOX consome muito menos processamentos que outros emuladores de sistemas operacionais como Virtual Box e VM Ware. O DosBOX é leve e pode ser rodado sem esforço nos micros atuais. Recomendo este tutorial para uso de todos os jogos postados aqui na Zardo Games para download. Não deixe de resgatar e jogar novamente jogos que fizeram parte de sua vida.






    Tags de pesquisa (ignore): DosBOX tutorial passo a passo abandonware Dule Nukem 3D Doom Wolf3d games old antigos clássicos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário