quarta-feira, 4 de maio de 2016

Fatal Racing - Whiplash PC Game MS-DOS Completo Full Download Review




NOTA DO EDITOR: Como este jogo marcou meus primeiros tempos como jogador de computador nos anos 90, resolvi não apenas fazer um post de download, mas também um review completo. Apesar de ser um jogo pouco conhecido, é simplesmente um dos melhores e mais completos jogos de corrida que já joguei.



Nos EUA foi chamado de Whiplash e no resto do mundo Fatal Racing, possivelmente se deve ao fato de haver desde 1984 uma banda americana de rock chamada Whiplash. 

Fatal Racing foi lançado em 30 de Outubro de 1995 na Europa e posteriormente 31 de janeiro de 1996 nos Estados Unidos. O jogo foi desenvolvido e lançado pela Gremlin Interactive para MS-DOS em CD-ROM. Aqui no Brasil este jogo teve os menus traduzidos e dublagem em português, um luxo comum hoje em dia poréms incomum em 1996.


1 Meu primeiro contato com o jogo

Meu primeiro contato com este jogo foi em meados de 1996. Comprei uma revista Super Game Power que vinha com um CD de demos de jogos para PC. Na época meu computador era um 486 DX4-100Mhz com 16MB de RAM e através deste CD pude ter meu primeiro contato com jogos de computador. E justamente neste CD de demos havia o demo do Whiplash (era a versão americana do jogo) e vários outros jogos muito bons como Duke Nukem e Descent.

Na época eu tinha um Sega Saturn e me surpreendi com os jogos do PC. Fiquei maravilhado com Duke Nukem mas o Fatal Racing foi marcante. Cada pista possui trechos de perigo como loopings e saltos gigantes, dando um ar de radicalismo ao jogo. O modo multiplayer logo chamou atenção e mesmo tendo o demo apenas uma pista e dois carros foi suficiente para me divertir por muito tempo.


2 Modos de jogo

Se há uma coisa interessante em Fatal Racing são os vários modos de jogo. É possível jogar sozinho, em partidas com 2 jogadores na mesma tela ou ainda online via IPX com até 16 máquinas simultaneamente. Um feito para um jogo de 1995. Quando jogado single player é o possível correr com 8 carros no grid ou 16, aumentando a diversão (e os acidentes.)

Single Race
Modo de corrida simples para 1 ou 2 jogadores podendo usar qualquer pista e carro do jogo.

Championship
Campeonato que percorre todas as pistas reunindo 16 carros numa disputa por pontos. Para vencer é preciso tirar 1º no campeonato.

Time Trial
Corrida simples onde o jogador corre sozinho com o objetivo de baixar o tempo de cada volta.






3 Carros

Auto Ariel - France - Fouette 270ZX - Carros Numero 1 e 2
Um carro verde e rosa (azul/lilás no modo Advanced) com uma velocidade máxima de 190 MPH  para o carro normal e 196 MPH para o Advanced. É bom para todas as pistas (embora seja mais eficiente em curvas do que velocidade final) e sua única fraqueza é que possui durabilidade abaixo da média. A Inteligência Artificial geralmente termina no meio do pelotão. Este carro tem uma aparência semelhante à do Renault Laguna da sua época. O nome padrão dos jogadores do computador é Hal e Sal (do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço).
DeSilva - Italy - 511 GTi - Carros Número 3 e 4
Um carro rosa e amarelo (azul e pink na versão Advanced ) com a melhor aceleração do jogo  mas porém com a pior velocidade final  do grid  (186MPH normal e 191MPH do Avanced). Outro ponto fraco é que o peso do carro é baixo, tornando fácil pedê-lo nas curvas. Embora, no papel a durabilidade pareça melhor do que a média , devido à sua massa leve o carro gira facilmente quando se choca contra outro e, acaba sofrendo mais danos do que outros carros. Além disso o dano que o Desilva causa é menor que nos outros carros. O computador nunca vence com ele, mas em alguns casos raros termina entre os 5 primeiros. Ao lado do time Million Plus, o Desilva controlado pelo computador  é bastante destruidor na corrida (bate nos outros carros) apesar do seu baixo peso e às vezes corre ao contrário (e pode arruinar a corrida do jogador). Apesar de suas desvantagens, quando é dirigido pelo jogador pode se sobressair nas pistas mais curtas, desde que o jogador evite acidentes. O carro se assemelha ao Alpha Romeo 33. O nome padrão dos jogadores do computador é Zen e Slave (de Blake's 7).
Pulse Engineering - Great Britain - Errant V8 GT - Carros Número 5 e 6
Quase todo vermelho (quase todo laranja na versão Advanced) é um dos poucos que tem a capacidade de power slide, girando em um ângulo bastante extremo. Apesar da baixa aderência tem boas características (193 MPH normal, 199 MPH advanced), mas sair da pasta juntos com outros carros pode ser um desastre se a traseira colidir. A inteligência artificial deste time normalmente não termina antes de destruir os carros. É preciso um pouco de tempo para se acostumar , mas pode ser um carro muito rápido quando conduzido bem, e desde que o condutor não entrar em apuros. O carro parece o Mercedes CLK. O nome padrão dos jogadores do computador é Bishop e Ash (do primeiro filme Alien, dirigido por Ridley Scott, de 1979).
Global - USA - Celerity MKII - Carros Número 7 e 8
Um carro rápido e durável, nas cores branco e vermelho (que muda para verde no Advanced) possui a maior velocidade final entre todo o grid (196MPH no carro e normal e 202MPH no Advanced) e ainda possui a maior durabilidade entre todos os carros, o que ajuda muito pois permite correr mais voltas até a parada. É um carro pesado, mas sua aderência e desempenho nas curvas é tão boa quando do Mission Motors e do Million Plus. A aceleração é fraca, apenas um pouco melhor que do Reise Wagon e do Million Plus. Por ser um carro com poucos pontos fracos, geralmente baralha com o Reise Wagon Team pelas primeiras posições. Parece um carro quadrado que não lembra nenhum carro real em parcular. O nome padrão dos jogadores do computador é Nomad e Voyager (da série Star Trek (Jornada nas estrelas).
Million Plus - Japan - Ninjato - Carros Número 9 e 10

O Million Plus é um carro branco e azul (muda para rosa no Advanced), com a melhor aderência de todo o grid, também é um pouco pesado para ser evitado de ser jogado para fora da pista pelos outros carros. Normalmente sua velocidade final é 187 MPH no normal e 193 MPH no Advanced. Ele é o segundo mais lento do grid, possuindo a pior aceleração e durabilidade. Nos quesitos ele parece ser um carro ruim de curvas, mas a sua excelente aderência torna-o muito ágil, capaz de fazer a maioria das curvas em velocidade máxima. Os carros controlados pelo computador geralmente são os maiores destruidores do grid, por vezes vão correr ao contrário e causar dados a outros carros. Apesar de tudo isso, o carro pode acabar sendo um vencedor da corrida desde que o condutor não se perca tempo destruindo carros equipes adversário  O carro se parece com um Honda CRX. Os nomes dos jogadores do computador padrão são Bob e Vincent (do filme buraco negro).
Mission Motors - USA - Spectre/Chimera Turbo SE - Carros Número 11 e 12
Este carro verde e roxo (que muda pra laranja e azul na versão Advanced) é uma alternativa ao Auto Ariel. Possui o melhor frio, excelente aderência , velocidade final boa (189MPH no normal e 194 no Advanced), e aceleração tão boa quando do DeSilva e ainda é um bom carro nas curvas. No entanto é um carro que não dura muito devido a sua baixa durabilidade e baixa massa, além disso pode ser facilmente danificado e não ser capaz de causar danos a outros carros De toda forma, este carro é uma boa escolha pois combina boa aderência, bons freios e boa aceleração permitindo paradas rápidas no pit stop reduzindo a chance de acidente quando o carro esta entrando ou saindo do pit stop. Ele não se parece com nenhum carro na vida real. Interessante, que um de seus adesivos diz "Sabotage". O nome padrão dos jogadores do computador é Marvin e Eddie (do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias).
Zizin - Japan - KLR 330 - Carros Número 13 e 14
Um carro azul e vermelho (azul, vermelho e laranja no nomo Advanced), é um dos poucos que podem fazer drift. Seus atributos são semelhantes ao do Pulse, porém um pouco mais lento que ele em relação à velocidade final, que é de 191 MPH no normal e 197 MPH no Advanced, mas compensa na aceleração onde é superior. Como ponto negativo tem a pior aderência do grid, e o melhor turning, fazendo com que a traseira do carro saia e bata em outros carros, causando acidentes. Embora seja mais pesado e durável que outros carros, em colisões com outros carros ele normalmente leva a pior em relação a outros carros com durabilidade inferior. Devido as suas muitas fraquezas, esta equipe normalmente termina nas últimas posições ou seus carros são destruídos. Este é o carro mais difícil para se guiar (AI ou humano) e deve ser evitado. No entanto, qualquer jogador que vence com este carro deve ser elogiado, se apenas pela sua incrível habilidade (ou sorte, quem sabe). Ele lembra o Toyota Supra de segunda geração. O nome padrão dos jogadores do computador é Holly e Kyrten (da série Red Dwarf).


Reise Wagon - Germany - Merkur/Mercur GT - Carros Númbero 15 e 16
Um carro todo azul (todo rosa no Avanced) que possui a velocidade máxima, é capaz de atingir 203 MPH no normal e 209 MPH no Advanced. É o carro mais pesado do grid e e o segundo mais durável., e possui a maior velocidade final entre todos, porém sua aceleração é baixa.Tem tendência  a sair muito nas curvas e vira muito pouco, portanto acaba fazendo as curvas mais pelo lado de fora que os outros carros. Além disso, como ele possui a maior velocidade final entre todos e é pesado, acaba sendo um carro que destrói os demais com facilidade. No entanto, para competir a baixa aceleração e o freio ruim tornam as paradas no pit stop muito lentas, e nas curvas pode ser difícil evitar acidentes envolvendo outros carros. O Reise Wagon é visto muitas vezes chegando em primeiro lugar, na maioria das vezes conseguindo a dobradinha nos eventos da Gremlin Cup, mas em outras vezes são carros apenas do meio do grid. Se o jogador tiver habilidades e quer bater recordes de volta, este é o carro para se usar e se for bem utilizado pode ser imbatível com relação a outros carros.Se parece com um Ford Escort Cosworth. O nome padrão dos jogadores do computador é Robby e Gord e Sal (dos filmes de ficção científica dos anos 50: Forbidden Planet e The Day the Earth Stood Still)


4 Pistas

Uma pista para cada carro inicialmente e novas pistas que são abertas após liberar a Premier Cup e a Bonus Cup. O jogo é muito bem servido de pistas, são muitas pistas e cada uma com perigos diferentes: algumas tem saltos, outras loopings, as pistas radicais são parte do jogo.




5 Como jogar

  1. Você vai baixar o arquivo compactado. Descompacte-o usando a senha logo abaixo informada.
  2. Vai gerar um arquivo ISO. Emule este ISO usando um drive virtual como Daemon Tools ou Alcool, ou ainda grave em um CD.
  3. Como se trata de um jogo que usa plataforma MS-DOS use nos computadores atuais DOS Box, VMWare ou outro emulador de sistema operacional.
  4. Instale o jogo a partir do arquivo INSTALL.EXE contido na pasta.
  5. Durante a instalação escolha a pasta de destino e a placa de som equivalente. Normalmente o jogo localiza a configura o áudio automaticamente.
  6. Após instalado o jogo localize a pasta onde o mesmo foi instalado e execute o arquivo FATAL.EXE
  7. Mantenha o CD no leitor de CD (não acompanha crack) ou emule a ISO na primeira unidade de CD equivalente ("D:" por exemplo), se o CD estiver na segunda unidade de CD o jogo não localiza ("E:" por exemplo). O jogo tranca na corrida se não localizar a ISO emulada no devido drive pois não há crack.

6 Download


Download  servidor 4Shared
Senha / Password :  zardogames.blogspot.com

Download  servidor Media Fire
Senha / Password :  zardogames.blogspot.com




Tutorial para instalação e configuração do DosBOX


7 Imagens





4 comentários:

  1. muito obrigado meu amigo por esse clássico que sempre apreciei desde minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também gosto muito desse jogo por isso fiz esse post especial, excelente jogo.

      Excluir
  2. Meio tarde, mas obrigado por esse post. Eu me divertia muito principalmente com a dublagem desse jogo. "AIAIAI" era muita canastrice, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Também conheci esse jogo na época que tinha um 486 ele veio numa revista com CD com jogos e programas demo, lembro que no demo só podia jogar com o carro desilva e na pista que tinha que pular um precipício, tempos depois consegui esse jogo completo, acho que eram uns 14 disquetes em arj, bons tempos. Hoje em dia fiz um esquema que jogo ele numa TV de tubo de 29' ligado no PC via vídeo componente com joystick sem fio, fica ótimo demais. Com certeza esse foi o jogo de msdos que mais joguei na vida, depois vem o Screamer. Bem que poderia ter saído esse fatal Racing para os consoles na época né? Abraço! Junte-se aos Retrogamers https://chat.whatsapp.com/GBEjtaM1yxM4pdXPPN0dlk

    ResponderExcluir