quinta-feira, 30 de junho de 2016

Tutorial Master System 3 Collection Mod AV Video Composto conectores RCA

 


Este tutorial tem o objetivo de adicionar saída vídeo composto com conectores RCA fêmea, conexão que o Master System 3 Collection fornece por meio do cabo A/V, mas aqui vamos adicionar conectores RCA padrão. O Master System I, II e III funcionam de forma diferente, então não recomendo utilizar o tutorial para outros modelos de Master System senão o 3 Collectiion. Serve para os Master System 3 Collection com ou sem slot de cartuchos e com 70 ou mais jogos na memória.





1 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

  • Conectores RCA fêmea para carcaça de aparelho (que pode ser parafusado e de preferência nas cores amarelo e vermelho ou amarelo e branco)
  • Fio flexível (pode usar os cabos de áudio analógico dos antigos Drive de CD IDE PATA)
  • Furadeira
  • Solda
  • Estanho

2 DESMONTANDO O MASTER SYSTEM

Para abrir o Master System 3 Collection você precisa de uma chave Philips. Com a chave Philips em mãos, remova os  parafusos da parte traseira do Master System 3 Collection. Retire a metade superior do Master System com cuidado.

Você verá os três componentes básicos do sistema. Esta versão do Master System é bastante simples, possui apenas a placa principal, a fonte e a pequena placa que acondiciona o conector A/V.

3 FIXANDO OS CONECTORES

Você deve primeiramente localizar o local onde vai instalar os conectores. Eu preferi instalar no lado oposto as conexões traseiras do Master, coloquei bem ao canto. Marque com caneta o local onde vai furar, fure com cuidado a carcaça para fixar os 2 ou 3 conectores RCA.
Utilize conectores que podem ser parafusados, apenas cola não é suficiente para prender o conector.

Após furar o gabinete, fixe os conectores e parafuse-os.
Optei por usar um conector RCA de três vias, porém o áudio do 8 bits da Sega é mono, então as duas saídas de áudio, branco e vermelho são iguais.

4 VÍDEO COMPOSTO

Localize o pequeno chip de vídeo PCI que fica próximo a traseira do aparelho. Este chip está fixo ao conector multi A/V.


Agora você deve remover os três parafusos que fixam a placa. Retire os parafusos e vire a placa mostrando sua parte inferior.



Veja que o cabo flat que liga a pequena placa à placa mãe do Master System tem quatro sinais: Vídeo, Áudio, Ground (terra) e +5V. Você vai obter os sinais de vídeo, áudio e o ground comum a todos. O +5V não é utilizado. Agora você deve soldar os fios nos pontos indicados. Localize a fila com os três pinos marcados na foto acima.

5 SOLDANDO AS CONEXÕES

O próximo passo é soldar os fios nos seus respectivos cabos RCA. Não esqueça:
  • Vídeo composto: O primeiro pino da esquerda pra direita. Equivale ao vídeo composto, conector RCA amarelo, na foto marcado em amarelo na placa. Utilizei fio branco.
  • Áudio mono: O segundo pino, na foto marcado em vermelho. Equivale aos dois conectores de áudio, branco e vermelho, na foto marcado em vermelho. Utilizei fio vermelho.
  • Terra (ground): equivalente ao terceiro pino. Vai conectado ao lado externo dos  conectores RCA.  Você pode juntar os 3 conectores num fio e ligar na placa mãe, não precisa puxar 3 fios separados. Na foto marcado em preto. Utilizei fio preto.
Após soldar os fios na placa PCI e nos conectores RCA, fixe a placa PCI de volta usando os três parafusos.Veja se ele é montado corretamente
Fixos os conectores e feita a ligação dos fios é hora de fechar o Master.

6 RESULTADOS

Como este tutorial não adiciona uma nova conexão ao Master System não há ganho de qualidade em relação ao cabo original. A qualidade de vídeo usando o vídeo composto é regular, mostra-se quadriculada nos televisores atuais. Mas é o único sinal possível de se obter nesta versão do aparelho. A realização do mod por outro lado permite o uso de cabos de vídeo comuns, conectores RCA padrão, muito mais robustos e acessíveis que o cabo A/V (o mesmo do Mega Drive 3, Genesis 2 e 32X) usado nesta versão do Master. Eu realizei o mod pois adquiri o console usado sem cabo de vídeo, e como o custo da realização do mod é extremamente baixo, considerei mais viável que ter que dividir o cabo de vídeo com o 32X.


7 CONCLUSÃO

Este mod tem custo muito baixo e oferece boa opção, com a qualidade de vídeo composto conectores RCA fêmea para vídeo composto, permitindo ao Mega utilizar cabos comuns vídeo composto, baratos e robustos. Espero que tenha ajudado, dúvidas postem nos comentários.


8 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO TESTE


  • Master System 3 Collection nacional com 70 jogos na memória
  • Televisor CCE 32 polegadas LCD 
  • Cabo RCA 3 vias


Tags de pesquisa (ignore): Master System 3 III Collection tutorial Mod personalização tuning Vídeo Composto conectores RCA qualidade vídeo superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário