quinta-feira, 30 de junho de 2016

Tutorial Master System 3 Collection Mod AV Video Composto conectores RCA

 


Este tutorial tem o objetivo de adicionar saída vídeo composto com conectores RCA fêmea, conexão que o Master System 3 Collection fornece por meio do cabo A/V, mas aqui vamos adicionar conectores RCA padrão. O Master System I, II e III funcionam de forma diferente, então não recomendo utilizar o tutorial para outros modelos de Master System senão o 3 Collectiion. Serve para os Master System 3 Collection com ou sem slot de cartuchos e com 70 ou mais jogos na memória.





1 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

  • Conectores RCA fêmea para carcaça de aparelho (que pode ser parafusado e de preferência nas cores amarelo e vermelho ou amarelo e branco)
  • Fio flexível (pode usar os cabos de áudio analógico dos antigos Drive de CD IDE PATA)
  • Furadeira
  • Solda
  • Estanho

2 DESMONTANDO O MASTER SYSTEM

Para abrir o Master System 3 Collection você precisa de uma chave Philips. Com a chave Philips em mãos, remova os  parafusos da parte traseira do Master System 3 Collection. Retire a metade superior do Master System com cuidado.

Você verá os três componentes básicos do sistema. Esta versão do Master System é bastante simples, possui apenas a placa principal, a fonte e a pequena placa que acondiciona o conector A/V.

3 FIXANDO OS CONECTORES

Você deve primeiramente localizar o local onde vai instalar os conectores. Eu preferi instalar no lado oposto as conexões traseiras do Master, coloquei bem ao canto. Marque com caneta o local onde vai furar, fure com cuidado a carcaça para fixar os 2 ou 3 conectores RCA.
Utilize conectores que podem ser parafusados, apenas cola não é suficiente para prender o conector.

Após furar o gabinete, fixe os conectores e parafuse-os.
Optei por usar um conector RCA de três vias, porém o áudio do 8 bits da Sega é mono, então as duas saídas de áudio, branco e vermelho são iguais.

4 VÍDEO COMPOSTO

Localize o pequeno chip de vídeo PCI que fica próximo a traseira do aparelho. Este chip está fixo ao conector multi A/V.


Agora você deve remover os três parafusos que fixam a placa. Retire os parafusos e vire a placa mostrando sua parte inferior.



Veja que o cabo flat que liga a pequena placa à placa mãe do Master System tem quatro sinais: Vídeo, Áudio, Ground (terra) e +5V. Você vai obter os sinais de vídeo, áudio e o ground comum a todos. O +5V não é utilizado. Agora você deve soldar os fios nos pontos indicados. Localize a fila com os três pinos marcados na foto acima.

5 SOLDANDO AS CONEXÕES

O próximo passo é soldar os fios nos seus respectivos cabos RCA. Não esqueça:
  • Vídeo composto: O primeiro pino da esquerda pra direita. Equivale ao vídeo composto, conector RCA amarelo, na foto marcado em amarelo na placa. Utilizei fio branco.
  • Áudio mono: O segundo pino, na foto marcado em vermelho. Equivale aos dois conectores de áudio, branco e vermelho, na foto marcado em vermelho. Utilizei fio vermelho.
  • Terra (ground): equivalente ao terceiro pino. Vai conectado ao lado externo dos  conectores RCA.  Você pode juntar os 3 conectores num fio e ligar na placa mãe, não precisa puxar 3 fios separados. Na foto marcado em preto. Utilizei fio preto.
Após soldar os fios na placa PCI e nos conectores RCA, fixe a placa PCI de volta usando os três parafusos.Veja se ele é montado corretamente
Fixos os conectores e feita a ligação dos fios é hora de fechar o Master.

6 RESULTADOS

Como este tutorial não adiciona uma nova conexão ao Master System não há ganho de qualidade em relação ao cabo original. A qualidade de vídeo usando o vídeo composto é regular, mostra-se quadriculada nos televisores atuais. Mas é o único sinal possível de se obter nesta versão do aparelho. A realização do mod por outro lado permite o uso de cabos de vídeo comuns, conectores RCA padrão, muito mais robustos e acessíveis que o cabo A/V (o mesmo do Mega Drive 3, Genesis 2 e 32X) usado nesta versão do Master. Eu realizei o mod pois adquiri o console usado sem cabo de vídeo, e como o custo da realização do mod é extremamente baixo, considerei mais viável que ter que dividir o cabo de vídeo com o 32X.


7 CONCLUSÃO

Este mod tem custo muito baixo e oferece boa opção, com a qualidade de vídeo composto conectores RCA fêmea para vídeo composto, permitindo ao Mega utilizar cabos comuns vídeo composto, baratos e robustos. Espero que tenha ajudado, dúvidas postem nos comentários.


8 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO TESTE


  • Master System 3 Collection nacional com 70 jogos na memória
  • Televisor CCE 32 polegadas LCD 
  • Cabo RCA 3 vias


Tags de pesquisa (ignore): Master System 3 III Collection tutorial Mod personalização tuning Vídeo Composto conectores RCA qualidade vídeo superior

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tbm to querendo mudar o AV pra RCA.Como vc só tinha um mono.Ligou ele nas duas saidas do stereo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, liguei o mono nas duas saídas de áudio por simples conveniência.

      Excluir
  3. estou com um master system aqui precisava de uma ajuda pra fazer um reparo nele, vc ainda tem o seu? caso se interesse me manda um email assunto master system , jhansersd2011@hotmail.com , agradeço toda ajuda possível!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um master desse na foto e gostaria de fazer o mod. Pode me dizer onde exatamente você soldou o terceiro fio (terra). É que eu estraguei a saída do console porque o flat se partiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela participação. Você vai ter que olhar na placa onde vai a ligação do terra. Não é difícil, essa placa tem as trilhas bem separadas.

      Excluir
  5. Só gostaria de saber onde solda o fio terra nos conectores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na placa pequena onde está o conector multi a/v ou na placa principal?
      Se for na placa pequena do conector multi a/v tem uma foto no tutorial.

      Excluir
  6. Também tenho um master system 3 colection porém ele tá sem a placa video pci, então minha única dúvida é o que fazer com o fio 5v+, acho que se eu fizer essa ligação ele não vai funcionar por falta de energia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o +5 você não usa, pode ignorar ele.
      Liga apenas no vídeo, no áudio e no neutro.

      Excluir
  7. Como vai parceiro, tudo bem? Mais uma vez, parabéns pelo artigo, e mais uma vez venho pedir ajuda, estou para comprar um modelo exato deste aí, ele vem com 70 jogos na memória? E não é emulação né? Já que ele vem com o chip tudo em um da sega o sega 580, estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, os componente são diferentes, tanto que esse master system não tem trava de região. Porém ele tem quase todos recursos do master system antigo, eu gosto demais dessas versões collection.

      Excluir