sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Tutorial Mega Drive Sega CD 32X Genesis Fonte alimentação única - Unique power supply


Este tutorial tem o objetivo de confeccionar uma fonte única de alimentação para o conjunto Mega Drive 1/2/3, Sega CD e 32X. Os donos de Mega Drive sabem o transtorno que é usar três fontes de alimentação, uma para cada aparelho então vamos procurar facilitar a vida dos proprietários desse aparelho e também eliminar os diversos cabos necessários para alimentar esse aparelho tão peculiar.

1 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

  • Uma fonte de alimentação 10V 4A, corrente contínua DC
  • Conector 1.7mm     X     2
  • Conector 2.1mm     X     2
  • Cabo flexível de duas vias
  • Flecha de ligação

2 MEGA DRIVE / SEGA CD / 32X

Primeiramente vamos analisar o aparelho a ser alimentado e sua necessidade de energia. Decidi montar a fonte para utilizar tanto Mega Drive 1 e 2 quanto o modelo 3, que possui o conector de energia diferente do primeiro modelo de Mega Drive. Então a primeira coisa a se descobrir foi como cada modelo é alimentado:

Sistema Voltagem Amperagem Conector Polaridade
Mega Drive 1/2 9V 1.2A 2.1mm Negativo no centro
Mega Drive 3 10V 0.85A 1.7mm Positivo no centro
Sega CD Tec-Toy 9V 1.2A 2.1mm Negativo no centro
Sega 32X 10V 0.85A 1.7mm Positivo no centro

Visualizando a tabela podemos perceber que o Mega Drive 1 e 2 usam a mesma fonte do Sega CD nacional; e o Mega Drive 3 a mesma fonte do 32X. A única forma de fazer a fonte compatível com qualquer Mega foi usar dois pares de conectores. Outro detalhe foi a voltagem da alimentação. Como dois aparelhos usam 9V e outros dois 10V optei pelos 10V, embora creia que 1V não faria diferença. O último detalhe foi a amperagem: imagino que o sistema funcionaria  bem com 2.9A afinal apenas 6 jogos usam o Sega CD e o 32X ao mesmo tempo, os demais usariam apenas um Mega Drive mais o Sega CD ou 32X. Porém como a diferença de preço da fonte era mínimo optei pela de 4A para não ter chance de faltar corrente mesmo em carga máxima, 4A são mais que suficientes para alimentar o conjunto e não sobrecarregar a fonte.


3 A FONTE

Escolhida a configuração foi a hora de conseguir a fonte desejada. Bom, 10V é uma voltagem incomum, normalmente as fontes pulam de 9V para 12V. O jeito foi procurar na internet e no mercado livre conheci uma empresa especializada em fontes de alimentação. Entrei em contato, solicitei a fonte que queria e fizeram ela sob encomenda, ao custo de R$69,00 mais o frete.



Com a fonte encomendada, busquei os conectores em fios em uma casa de eletrônicos com muita facilidade, são conectores bem comuns.


4 MONTANDO A FONTE

Bem, a montagem é bastante simples, apenas alimentar os conectores de forma correta. Como citei acima, cada sistema utiliza um conector de tamanho diferente, então para a fonte servir em qualquer mega drive com fonte externa utilizei dois pares de conectores, assim a fonte alimenta Sega CD, 32X e o Mega Drive 1,2 ou 3. Você pode simplesmente usar quatro fios ou usar um deles em forma de Y como eu fiz, afinal não vamos utilizar dois mega drives ao mesmo tempo, e o 32X e o Sega nunca irão utilizar o mesmo cabo.


Um detalhe importante é que cada conector usa o positivo e negativo de forma diferente, então vejamos novamente a tabela para não ter erro.

Sistema Voltagem Amperagem Conector Polaridade
Mega Drive 1/2 9V 1.2A 2.1mm Negativo no centro
Mega Drive 3 10V 0.85A 1.7mm Positivo no centro
Sega CD Tec-Toy 9V 1.2A 2.1mm Negativo no centro
Sega 32X 10V 0.85A 1.7mm Positivo no centro

Agora é só soldar com cuidado conforme a orientação.


5 RESULTADOS

Com a utilização da fonte única poupamos espaço e organizamos os fios de forma correta, além disso a fonte pode usar qualquer flecha moderna, tornando-a compatível com as tomadas atuais, já que as fontes da Tec-Toy antigas utilizam o padrão americano de dois pinos chatos, padrão este que está caindo em desuso no Brasil. Com relação ao custo se mostra vantajosa, pois uma fonte original de Mega Drive já custa mais que a fonte única, e a fonte alimenta três aparelhos de uma vez. Pondero ainda o consumo de energia, afinal uma fonte é muito mais eficiente que três ligadas gerando calor e perda de energia.




6 CONCLUSÃO

Sem dúvida uma fonte de baixo custo que ajuda muito a resolver o problema de alimentação do conjunto da Sega, eliminando o uso de três fontes simultâneas e contribuindo para a organização dos fios. Também é muito fácil de ser montada, mesmo por pessoas com pouca experiência.
Espero que tenha ajudado, dúvidas postem nos comentários.


7 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO TESTE






  • Mega Drive 3 nacional com fonte externa
  • Sega CD nacional Tec-Toy
  • Sega 32X Americano
  • Televisor CCE 32 polegadas LCD


Tags de pesquisa (ignore): Mega Drive 1 2 3 II III Sega Genesis tutorial Mod personalização tuning Sega CD 32X fonte única unique power supply

12 comentários:

  1. Gostaria de saber se o cabo AV que sai do 32x para a TV o plug Mini Din tem que ser obrigatoriamente de 9 pinos como é o original, ou pode ser de 3 pinos mini din igual o mega drive 3?

    O Original do sega 32x é assim: [​IMG]

    o esquema do sega 32x é assim [​IMG]

    O problema é que não tenho este cabo original de 9 pinos, tenho só o de 3 pinos de mega drive 3. Alguem usa este cabo de 3 pinos do mini din do mega drive 3 pra ligar o sega 32x na TV ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Do 32X para a TV pode ser o cabo de 3 pinos sim, é o mesmo cabo do Mega Drive 3 amigo.

      Excluir
    3. Vc usa o de 3 ou de 9 pinos?

      Obrigado

      Ricardo

      Excluir
    4. Uso o de 9 pois ligo em RGB, mas como falei a saída do 32X é a mesma do Mega 3, então você pode usar com o de 9 ou 3 pinos pra ligar na TV, tanto faz.

      Excluir
  2. Então deve ser meu 32x que deve estar com algum problema testei o meu 32x no mega drive 1 e no mega drive 3 (tenho aqueles 2 cabos link) e a imagem está muito tremida meio que embaralhado, muito estranho, mas quando rodo jogos de mega drive, ficam perfeitos no 32x, só jogos de 32x ficam com problema no 32x, já limpei os cabos flat, troquei de posição, lavei a placa com isopropilico e limpa contatos e nada, será que pode ser capacitores??? se eu fizer um video vc me ajuda? obrigado Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Aqui amigo fiz o video https://youtu.be/VB3567pjtMI pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi amigo, te respondo na próxima pergunta pois o tema é o mesmo.

      Excluir
  4. Cara, vc é o único que conheço que tem o mesmo everdrive e conjunto que o meu, então fico aguardando sua resposta, se vc não me ajudar vai ficar difícil pra mim, se eu estiver te incomodando ou atrapalhando peço desculpas, ou tem algum outro lugar para a gente se comunicar? Sou do RJ. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom amigo, de fato eu uso esse everdrive da china. Quanto do seu problema eu vi no vídeo e não faço ideia de como arrumar, tem problema em algum processador do 32X. O cabo link você já testou mais de um?

      Excluir
    2. sim, já testei tenho os 2 cabos do mega 3 e do mega 1, então descarto problema do cabo link. Pode ser algum capacitor? Como testo capacitor vc que entende de eletronica?

      Excluir
    3. Aí só vendo mesmo amigo, ou capacitor ou CI ruim não tenho como te ajudar assim, me desculpe, leve a um técnico de confiança.

      Excluir