terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tutorial conserto de controles de Video Game Joystick

 

Este tutorial tem o objetivo de consertar controles de video game que estão com mau contato, ou que não funcionam alguns botões. Utilizei no tutorial um controle original de mega drive, mas este serviço pode ser realizado em controles de outros consoles como Super Nintendo, Sega Saturn, Master System, 3DO, Atari Jaguar, Atari 2600. Não recomendo este tutorial em controles de video games mais novos como PS3 e XBox 360 pois são mais complexos e possuem analógicos sensíveis que podem ser danificados.




MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

  • Chave Phylips para abertura de aparelhos eletrônicos
  • Alcool
  • Cotonete
  • Lixa de unha



PROCEDIMENTO

Primeiramente abra o controle de video game removendo os parafusos da parte traseira. Remova a parte traseira do controle expondo a placa


Em seguida retire a placa com cuidado e separe-a dos botões.
Você vai ficar com a parte frontal do controle e a placa ligada ao fio, além da tampa traseira.



Molhe o cotonete no alcool "de cozinha" e passe nos contatos limpando-os como na foto. Os contatos vão oxidando e acumulando sujeira com o tempo, tornando falho o contato nas peças. Na foto acima você pode notar a sujeira que o cotenete ficou. Limpe bem os contatos do direcional e dos botões de ação até que o cotonete saia limpo.





Na parte de borracha onde ficam os carvões que geram o contato das peças, estes carvões vão tornando-se lisos e de pouca condução com o tempo. Vamos retirar as borrachas forçar para fora onde ficam os carvões do contato, para expô-los. Quando os carvões estiverem expostos passe com cuidado e suavidade a lixa de unha nos carvões em movimentos giratórios, para deixá-los mais ásperos e fazer com que voltem a ocasionar o contato na placa. Lixe com suavidade para não danificar os carvões e muito cuidado ao forçar os carvões para baixo, pois pode arrancá-los da borracha, danificando permanentemente o controle.



CONCLUSÃO

Este procedimento ajuda a melhorar os contatos dos botões, mas não faz milagre. Caso alguma trilha esteja rompida ou a oxidação seja excessiva o controle não poderá ser arrumado sem uma manutenção mais especializada. A manutenção dos joysticks é recomendada para maior durabilidade dos mesmos, pois o joystick em contato com as mãos e suor acaba sofrendo oxidação em suas partes e acumula sujeira. A manutenção preventida aumenta a durabilidade.




Tags de pesquisa (ignore): tutorial, joystick, controle, conserto, mega drive, super nintendo, mod, reparo, master system, genesis, controller

13 comentários:

  1. Obrigado pela dica. Recuperei um controle 6 botões seguindo o seu passo-a-passo.

    ResponderExcluir
  2. Cara, vou tentar aqui. Meu filho tem um master system e os dois controles estão com problemas. Vou seguir esse tutorial. Volto pra contar os resultados.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo tutorial, slavou meu super nintendo :D

    ResponderExcluir
  4. 2015... muuuito top esse tutorial.. salvei um controle agora ;D vlw


    ass: Daniel Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. VLW Consegui salva meu Controle 6 botoes do meu Master System Evolution

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo! Impressionante!! Comprei um Mega Drive III usado e os botões tinha que apertar um pouco mais forte para funcionar. Fiz o seu tutorial e agora está como novo!!! Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amigo, fico muito contente que ajudou.

      Excluir
  7. PORRA CARA DEU CERTO KKKKKKKK Só que meu controle fica com o botão apetado pra frente, vc tem alguma dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, veja no meio do controle, no carvão que gera o contato.

      Excluir
  8. não seria melhor invés de álcool utilizar WD40 ?

    ResponderExcluir