quarta-feira, 27 de março de 2013

Tutorial Super Nintendo SNES Mod Video Componente, S-Vídeo, Vídeo Composto, YPbPr YUV

1 INTRODUÇÃO


O objetivo deste tutorial é a instalação da saídas Vídeo Componente, S-Vídeo e Video composto com conectores padrão no console Super Nintendo. O SNES gera nativo os sinais video composto, S-Video e RGB SCART, que podem ser obtidos com os respectivos cabos ligados à saída Multi AV. RGB SCART não é um padrão disponível nos televisores brasileiros e americanos, então deixemos o SCART de lado. Vamos instalar conectores RCA fêmea para video composto, audio estéreo e video componente, cujo cabo é muito barato e de fácil obtenção, além de ser mais robusto que o cabo específico do SNES. O sinal Video Componente (YPbPr, YUV) não é gerado nativamente no Super Nintendo, mas conseguimos obtê-lo no chip gráfico do console.

Quando vendidos na época, os Super Nintendo (e outros consoles da época) acompanhavam somente o cabo RF, cujo sinal é muito ruim e sujeito a interferências. É uma pena, pois o próprio Super Nintendo tem hardware para gerar sinais de qualidade muito superior. Nos televisores modernos o console ligado em RF fica com qualidade sofrível, então vamos adaptar o Super Nintendo às novas televisões.

Obs: O sinal de vídeo componente obtido é 240i, ou seja de 240 linhas, e não é compatível os televisões LCD, Led e outros modernos. Ele funciona nos televisores CRT (de tubo) ou com um upscaller nos televisores modernos, para elevar o sinal a 480 linhas.


1.1 MODELOS COMPATÍVEIS COM VIDEO COMPONENTE


ATENÇÃO: O mod Vídeo Composto e S-Vídeo podem ser utilizados em qualquer Super Nintendo Fat (o quadrado). O mod do Vídeo Componente só serve nos modelos com chip gráfico S-ENC, não serve nos outros chips.

Os modelos que testei e funcionam: 
SNS-CPU-GPM-01
SNS-CPU-GPM-02
SNS-CPU-RGB-02  (informado pelo usuário leandromarianox@gmail.com)

Os modelos que NÃO é possível:
SNS-CPU-RGB-01
SNS-CPU-1CHIP-01 (Informado pelo usuário Michel)
SHVC-CPU-01 (informado pelo usuário Cláudio Saraiva Peres)

Existem outros modelos de Super Nintendo que possibilitem o mod Video componente, mas não testei e não posso garantir funcionamento.


2 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

  • Console Super Nintendo Fat.
  • 6 Conectores RCA para gabinete, de preferência nas cores padrão: 1 amarelo, 1 branco, 2 vermelhos, 1 verde, 1 azul.
  • Conector S-Video fêmea para gabinete.
  • Fio para solda, no mínimo 1,5 metro. Recomendo utilizar fios nas cores padrão para melhor visualização: amarelo, branco, vermelho, azul, verde.
  • Aparelho de solda.
  • Estanho.

Conectores do DVD Player que iria pro lixo.


3 DESMONTANDO O SUPER NINTENDO


Para abrir o Super Nintendo você precisa da chave Gamebit 4,5mm, específica para consoles Super Nintendo, Gamecube e Nintendo 64. Com a Gamebit 4,5mm em mãos, remova os 6 parafusos da parte traseira do Super Nintendo. Retire a metade superior do Super Nintendo com cuidado, em seguida remova o "eject" do Super Nintendo.


Agora remova os parafusos que prendem a placa-mãe e retire-a juntamente com as portas do controle. Cuidado que a placa mãe é conectada as portas de controles por um cabo fat muito frágil, manuseie-o com cuidado.



4 FIXANDO OS CONECTORES


Você pode comprar conectores novos para instalação, ou utilizar os conectores de um DVD Player para instalação no Super Nintendo. Eu retirei os conectores de um DVD Player, pela dificuldade em obter conectores RCA nas cores azul e verde para ligação do video componente, e como quis fazer todas as cores nos padrões utilizei os conectores do DVD Player que iria pro lixo. Utilize conectores com parafuso de fixação, se não parafurar fica frágil.

Faça os furos na carcaça do Super Nintendo com muito cuidado e fixe os conectores parafusando-os. Veja como fiz:





5 VÍDEO COMPOSTO


Vire a placa mãe e no lado de baixo visualize o local exatamente abaixo da porta Multi AV que fica na parte traseira do console. Ali tem 12 pinos que são exatamente os 12 pinos do conector Multi AV. Ali vamos obter os sinais de video composto, S-Video e video componente, além do terra (ground).
Localize o pino 9, ali é o sinal positivo do video composto, que vai no interior do conector RCA. O terra (ground) está nos pinos 5 e 6. Você pode ligar todos os terra de todas conexões num pino só e puxar um fio para o terra de todos sinais.

Video Composto: Pino 9
Ground (Terra): Pinos 5 ou 6




6 ÁUDIO ESTÉREO


Ainda nos 12 pinos abaixo da saída Multi AV, procure os pinos 11 e 12.
O pino 11 corresponde ao Áudio Esquerdo, conector RCA branco.
O pino 12 corresponde ao Áudio Direito, conector RCA vermelho.
Ground (terra): Pinos 5 e 6.



7 S-VÍDEO


O pino 7 corresponde ao Luma (Y). Utilizei o cabo de cor verde para visualização.
O pino 8 corresponde ao Chroma (C). Utilizei na foto o cabo de cor azul.
Ground (terra): Pinos 5 e 6.

Veja o esquema de ligação do conector S-Video fêmea na imagem acima.

Agora monte a placa mãe do Super Nintendo, parafusando-a na carcaça inferior e puxando os pelo lado para serem soldados nos respectivos conectores.


8 VÍDEO COMPONENTE


Este procedimento só funciona no Super Nintendo fat com chip gráfico S-ENC, não funciona em outros modelos. Vamos puxar o sinal diretamente do chip gráfico e soldá-lo ao conector RCA de Vídeo Componente. O sinal de video componente é obtido diretamente no chip gráfico S-ENC Nintendo, que está localizado ao lado do slot de cartuchos, veja onde ele está localizado na foto abaixo, onde saem os fios vermelho, azul e verde.




Vamos soldar os 3 pinos no chip:
  • Pino 1 - Pr - Conector vermelho
  • Pino 23 - Y - Conector verde
  • Pìno 24 - Pb - Conector vermelho



Agora solde a cada um dos 3 fios diretamente no respectivo conector RCA no polo positivo. O negativo você pode buscar no mesmo local onde usou para ligação dos outros conectores.


9 RESULTADOS


9.1 S-VÍDEO




 

 

 

 

 

 













9.2 VÍDEO COMPONENTE




























10 CONCLUSÃO


Com poucos componentes de baixo custo obtivemos as saídas de vídeo mais utilizadas nos televisores brasileiros e americanos. Conseguimos ainda o sinal Vídeo Componente, de melhor qualidade que S-Vídeo, perfeito para ligação em televisores modernos, aumentando a qualidade de imagem do SNES. Com a utilização de conectores padrão, despendi-se o uso do cabo Multi AV, caro e frágil, pois podemos utilizar cabos comuns que são robustos e baratos. Além disso, ainda pode-se utilizar o cabo Multi AV, permitindo ao Super Nintendo ser conectado a vários televisores simultaneamente.
Agora o Super Nintendo gera sinais RF, Vídeo Composto, S-Vídeo e Vídeo Componente.








Tags de pesquisa (ignore): Super Nintendo SNES Mod Modded Video Componente Component Video YPbPr YUV Audio Estéreo RCA

quarta-feira, 13 de março de 2013

Blood MS-DOS PC Completo Full Download




Lançado em 20 de Junho de 1997, Blood é um clássico da GT Interactive. Utiliza a consagrada engine de Duke Nukem 3D. O jogo é simplesmente fantástico, clássico do PC completo com músicas, todos episódios e fases. Imperdível!

Esta é a versão original do Blood, para ser rodado em ambientes MS-DOS, Windows 3.1, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98 e Windows Millenium.

A história do jogo é interessante: Você controla Caleb, um sujeiro que quando vivo fez parte de uma seita chamada Cabal, com teve o objetivo de reviver o demônio Tchernobog.  A seita Cabal de fato reviveu o demônio Tchernobog, mas este começou uma perseguição e matança de todas pessoas ao seu redor, inclusive Caleb que foi morto. Porém Caleb quis muito voltar à vida e conseguiu voltar à vida em 1928 no corpo de outra pessoa, e agora está com sede de vingança contra o demônio Tchernobog.

O jogo utiliza a engine de Duke Nukem, a jogabilidade se assemelha muito à Duke Nukem. Blood consegue manter sua originalidade, tem elementos próprios como armas que vão desde um spray usado como lança-chamas a um boneco de voodoo. Também tem o recurso de tiro mais forte, usando a tecla "X". É um jogo muito bom para ser jogado em rede também, assim como os outros jogos da época permite conexão por IPX, Serial e dial-up para partidas deathmatch e cooperativas.

4 Episódios completos, com chefes, trilha sonora muito bem elaborada e empolgante! Tudo isto com pouco mais de 22MB compactado na versão sem músicas e vídeos. Pode ser em jogado também via Dos-Box, Virtual Box, VM Ware e outros emuladores de DOS.

Disponibilizo aqui duas versões: Apenas o jogo com 22MB e a versão Full CD com 500MB, imagem BIN + CUE que possui músicas e vídeos completos.


Download