sábado, 23 de agosto de 2014

Review HD Video Converter Scart / HDMI to HDMI 720P / 1080P Upscaller



Este aparelho é uma solução para obter a qualidade máxima de imagem nos consoles mais antigos. Ele converte o sinal RGB SCART para HDMI 720P/1080P. O sinal RGB SCART é o sinal de melhor qualidade possível nos consoles mais antigos, como Mega Drive, Master System, Super Nintendo, Sega Saturn e outros. Porém o conector SCART foi utilizado apenas na Europa (não confundir com o RGB-21  japonês), e os televisores brasileiros, que seguem o padrão americano, por sua vez também não possuem a entrada SCART RGB.

De fato o sinal RGB é a melhor qualidade possível nos aparelhos antigos. Basicamente porque o sinal é dividido, a qualidade do sinal é superior, por exemplo ao vídeo composto (chamado de AV), onde um cabo apenas com fase e neutro conduz todo sinal de vídeo. Alguns consoles possuem a saída S-Vídeo que divide o sinal em crominância e luminância (os outros 2 pinos do conector são neutro), e fornece boa qualidade, mas o SCART é a melhor qualidade de sinal possível.

1 SOBRE O CONVERSOR UPSCALLER


Bom, este conversor foi comprado no site Aliexpress, precisamente este anúncio. Como muitos produtos chineses, ele não possui  fabricante declarado. Nem na caixa, nem no próprio aparelho consta o fabricante, apesar disso, apresenta um bom acabamento. Este conversor possui 2 entradas: HDMI e SCART. No caso dos consoles antigos vamos ligar na entrada SCART com o propósito de converter o sinal para HDMI. A entrada HDMI do conversor tem a função de upscaller, convertendo sinais de escalas menores como 480I / 576I / 480P / 576P / 720P para 720P ou 1080P.

A fonte utilizada no aparelho é de 5V com 1.0A.

A caixa

O conversor e os itens que o acompanham


 








2 CONEXÕES

Entrada:
  • HDMI - 480I / 576I / 480P / 576P / 720P@50_60Hz / 1080I@50_60Hz / 1080P@50_60Hz
    Compatível com os formatos DVI: 800X600 / 1024X768 / 1280X1024 / 1360X768 / 1680X1050 / 1920X1080, etc.
  • SCART RGB - Formatos: PAL / NTSC_M / NTSC4.43 / SECAM / PAL-M / PAL-N

Saída:
  • HDMI 720P / 780P
  • Áudio analógico estéreo conector P2 3,5mm
  • Áudio Coaxial

 

3 FUNCIONALIDADES


O conversor possui funções de converter sinal RGB pelo conector SCART para HDMI 720p/1080p. Esta função é mais usada pelo conversor, pois a única maneira de usar o sinal RGB em televisores de padrão americano é convertendo o sinal RGB para HDMI ou vídeo componente. 

O conector SCART só é usado nos televisores europeus e é o melhor tipo de sinal que poder ser obtidos de consoles antigos como Mega Drive, SNES, Sega Saturn e outros. Com este conversor então é possível converter o sinal SCART para HDMI, o sinal padrão nos televisores modernos. Ele também possui saídas de áudio estéreo analógica conector P2 e saída coaxial. Isso é bem conveniente, porque mesmo utilizando a saída de som, o sinal HDMI sempre continua emitindo som, não impedindo de ligar juntamente em televisor e aparelho de som. Utilizei o meu conversor com os consoles Mega Drive 1, 2 e 3, Super Nintendo, Atari Jaguar, 32X e Sega Saturn. O resultado foi satisfatório, observaram-se melhoras nas cores, veja os testes abaixo.



4 RESULTADOS






5 CONCLUSÃO


Trata-se de uma alternativa perfeitamente viável para aproveitar a qualidade máxima de sinal dos consoles antigos podendo ser utilizados nos televisores atuais por meio da porta HDMI. É um produto de baixo custo e fácil acesso que se mostra a melhor solução para os consoles antigos.



Tags de pesquisa (ignore): SCART HDMI Converter Conversor Video Game Connector RGB

8 comentários:

  1. Olá amigo, comprei este conversor e o cabo para saturn, ocorre que em quase todos os jogos a tela fica piscando. Um dos únicos jogos que isso não ocorre é com o Astal. Você teve problema semelhante?

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se deve ao fato de haver 2 tipos de cabo SCART pro Saturn. Os primeiros que comprei deram esse problema, comprei outros, funcionaram e com isso usei os que funcionaram de modelo e converti os que não funcionavam. Mudavam vários fios de posição, nem sei te dizer ao certo quais. Mas lhe garanto que se deve ao cabo amigo.

      Excluir
  2. Conrado, uma dúvda que eu tenho. É possível usar o coversor 'scart to hdmi' sem esticar a imagem para o formato widescreen, isto é, conservado o formato de tela original ? Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, obrigado pelo comentário. Eu não consegui deixar em formato 4:3, e não tem nada a respeito no manual. É provável que não tenha como. Abraços.

      Excluir
  3. Zardo amigo comprei o converson mais a imagem ta entrando na TV para esquerda, já fiz tudo e nada VC acha que isso e problema só cabo ou do converso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com o mesmo problema citado acima, da imagem no SNES ser "cortada" do lado esquerdo... Meu conversor é idêntico ao do post.

      Excluir
  4. boa noite eu comprei um desse conversor o scart to hdmi converter, do mesmo modelo do seu , porém nao consigo deixar em 1080p e nem em 720pfica aparecendo assim SCART....PAL-M.....1280X720hz TESTEI COM O SNES E O Playstation, o que pode ser

    ResponderExcluir