sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tutorial reparo Sega 32X Tela Preta Mega Drive (Sega Mega Drive 32X Black Screen problem fix)


O 32X é um console fabricado pela Sega que teve pouca aceitação, poucos jogos lançados e vida curta, por isso tornou-se um aparelho raro. Devido a isso pouca coisa se comenta sobre ele, e a resolução de problemas acaba se desenvolvendo pouco. Aqui vou citar a solução para o problema de tela preta que o 32X pode apresentar.

1 CONSTATANDO O PROBLEMA

Bom, o Sega 32X costuma apresentar um problema de tela preta. Quando comprei meu 32X ele apresentou exatamente este problema. O console liga, aparece uma tela escura, sem a famosa frase de início: Produced by or under license from Sega Enterprises, Ltd.


Video game ligado, TV recebendo imagem mas tela preta
















Mas quando ligava o Sega CD a tela de BIOS do Sega CD funcionava perfeitamente. Logo veio à mente que deveria ser algum mal contato (o 32X gosta de apresentar problemas assim).


2 ABRINDO O 32X

Bom, o primeiro passo é desmontar o 32X. Para isso desacople ele do Mega Drive e desconecte os cabos.
Com cuidado, coloque o 32X de cabeça pra baixo e retire os 4 parafusos destacados na foto abaixo.
















Assim que você remover os 4 parafusos, tire a tampa superior do 32X expondo a placa metálica de proteção. Essa placa metálica é fixada por inúmeros parafusos. Retire esses parafusos e com facilidade a proteção metálica sai expondo a placa do 32X.
Vou ficar devendo a foto dessa parte.


3 REPARANDO OS CABOS FLAT

Assim que você remover a proteção metálica você vai ver esses dois cabos flat destacados na foto. Eles servem para conectar as duas placas do 32X, a placa superior que aparece na foto e placa inferior, aquela que vai conectada no Mega Drive, ambas estão perpendiculares e os dois cabos flat conectam elas.

O que você vai fazer é remover com cuidado os cabos flat e reencaixá-los. Em alguns casos é possível reparar o 32X só mexendo nos cabos flat. Faça isso até que ele funcione, basicamente é dar uma mexida nos cabos flat em alguns casos e se o problema persistir você deve retirar os cabos e recolocá-los com todo cuidado para não danificar.



É recomendável testar o 32X aberto assim mesmo pra ver se está funcionando. Se estiver funcionando você pode recolocar a proteção metálica e fechar o 32X.

Minha enteada testou e o 32X voltou a funcionar






Ela mandando ver no Virtua Racing Deluxe do 32X























 

 

4 MONTANDO O 32X

Agora você deve montar o 32X começando pela placa metálica. Recoloque a placa metálica e parafuse-a. Em seguida feche a tampa superior do 32X com os 4 parafusos. O 32X deve voltar a funcionar.

















 

5 APLICANDO LIMPA CONTATO - ATUALIZAÇÃO 25 DE JULHO DE 2016

Na data do post original o problema no 32X foi resolvido. Mas com o passar dos anos voltou a ocorrer. Recentemente meu 32X parou de responder e só deu tela preta depois de ligar. Parti para outra alternativa: usar limpa contado.

Bom, o 32X é um aparelho extremamente sensível (para não dizer desengonçado) que usa várias conexões: ele se conecta no slot de cartuchos do Mega Drive, possui seu próprio slot  de cartucho, usa um cabo link que o conecta externamente  a saída multi a/v do Mega Drive, além de conexão do cabo de saída de vídeo para  a TV e a fonte. E esse monte de encaixar só poderia dar problema com o tempo. Tive dois 32X e ambos apresentaram este problema.

Pois bem, recentemente desmontei o 32X e apliquei o limpa contatos no slot de cartuchos, na conexão com o Mega Drive, nas entrada A/V do 32X, na saída A/V e na entrada da fonte. Para minha alegria o 32X mostrou bom funcionamento de novo. Vale a tentativa de preservar este raro aparelho.

Limpa contado nas diversas conexões do 32X

Montagem parcial para teste










 
Voilà, de volta ao funcionamento


























Tags de pesquisar (ignore): Sega Mega 32X Tela preta reparo conserto black screen fix problem

26 comentários:

  1. Amigo, como vc faz para deixar a imagem assim com tanta qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ai das fotos está ligado em video composto (AV).
      Estou esperando o cabo SCART para ligar, sí sim vai ficar bom.

      Excluir
  2. Amigo estou com o problema da tela preta. Então mexo no cabo flat e ele fica aparecendo uma tela verde piscando e logo volta a tela preta novamente. Sabe me dizer se o flat fica um pouco pra fora? Poderia colocar mais fotos e com mais qualidade. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ter que tirar e colocar o flat com cuidado e ver se não tem mal contato no cabo link que vai no 32X e no mega drive amigo.

      Excluir
  3. Outra pergunta sabe me dizer a polaridade da fonte do 32X? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei amigo, esses dias me perguntaram a mesma coisa.
      Só sei que quando montei a fonte paralela que era de super nintendo e adaptei no 32X, coloquei o fase como pininho do meio e o neutro como o de fora do conector.

      Excluir
  4. Olá,
    Respondendo a pergunta acima feita pelo Francisco (e dando uma força aí pro Conrado).
    A polaridade da fonte do Mega/Genesis 32X é a extremidade do plug positiva e o centro negativo e a saída é de 9V/1.5A.
    A fonte do Mega/Genesis 32X de a mesma do Multi-Mega/Genesis CDX (pode trocar uma pela outra que funciona na boa. A fonte do meu 32X é a do CDX pois sumiram com a fonte original dele T_T).
    A fonte do Mega drive é a mesma do Sega CD e a polaridade das duas também é a extremidade do plug positiva e o centro negativo, mas e a saída é de 9V/1.2A.
    Uma dica: compre uma fonte paralela de 9V/1A (geralmente custa entre 5 a 10 reais e, de preferência, que seja uma daquelas que mostram a polaridade) e caso o centro dela seja positivo, inverta a polaridade dela. Eu comprei 3 fontes paralelas numa dessas feirinhas de rua e inverti a polaridade das 3. Sendo que a que eu usei para o 32X o plug dela é um pouco mais fino do que as que eu usei para o Mega e Sega CD. Todas estão funcionando de boa. Assim eu guardo as fontes originais e as uso caso uma delas queime.
    Agora eu preciso de uma ajuda: Podem me informar um site que venda (ou um que ensine como fazer) os cabos flat para o 32X? pois o meu está com o mesmo problema e nem recolocando resolveu.
    Espero ter sido útil e desde já, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de consertar o meu mexendo no cabo flat. Obrigado, amigo. :)

    ResponderExcluir
  6. Amigo boa tarde, primeiramente espero que esteja ainda ativo seu blog e leia minha mensagem, pesso sua ajuda porque vc é o único que vi na internet que tem este mesmo flashcard chines que eu tenho comprei na aliexpress. Meu problema é o seguinte, master e mega drive ele roda perfeito, mas na hora do 32x, ele carrega mas com defeitos gráficos, o problema acho que é na hora de rodar a rom ele reconhece como MD em vez de aparecer antes de carregar a rom 32x, entaõ o mapper fica errado, os esprites ficam embaralhados nos jogos de 32x que carrego, então só queria que vc me confirmasse que quando vc carrega um jogo de 32x antes de carregar aparece lá em cima 32x? porque o meu aparece MD por alum motivo, acho que é isso que está errado né? E nosso flashcard como é cópia do original não tem opção de forçar o mapper 32x antes de carregar o jogo como tem o everdrive original. Aguardo sua ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, meu blog está ativo sim, postei há menos de 1 mês; No meu cartucho eu só abro a ROM não preciso fazer nenhum procedimento, veja nas fotos, é o cartucho do aliexpress.
      No que puder ajudá-lo me mantenho à disposição.

      Excluir
    2. Outra coisa sua cabo av que sai do 32x pra TV é de 9 pinos ou 3 pinos? O meu é só de 3 pinos será que é isso? Porque parece que o original tem 9 pinos não é isso?

      Excluir
    3. Olá, o cabo que vai do 32X para a TV é o mesmo do Mega Drive 3, tanto faz se é de 3 ou 9 pinos.

      Excluir
  7. Obrigado pela resposta. Só não me disse quando bota pra carregar um jogo do 32x se aparece 32x acima dos quadradinhos de carregamento que vão crescendo em baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou comprar um limpa contato VC indica um? Em quais diversas partes do 32x VC aplicou ele?

      Excluir
    2. Qualquer um amigo, aplico nas proximidades do flat nos dois lados de cada flat.

      Excluir
  8. Gostaria de saber se o cabo AV que sai do 32x para a TV o plug Mini Din tem que ser obrigatoriamente de 9 pinos como é o original, ou pode ser de 3 pinos mini din igual o mega drive 3?


    O problema é que não tenho este cabo original de 9 pinos, tenho só o de 3 pinos de mega drive 3. Alguem usa este cabo de 3 pinos do mini din do mega drive 3 pra ligar o sega 32x na TV ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do 32X para a TV pode ser o cabo de 3 pinos sim, é o mesmo cabo do Mega Drive 3 amigo.

      Excluir
  9. Estou com um problema, tenho um mega drive 3 e o 32x estou tentando jogar rons de 32x através do flashcard igual ao seu da foto, está aparecendo error 50 e 62 tem hora que aparece 50 e tem hora que aparece 62, esse erro aparece na opção select game, o que pode ser, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum jogo de 32X funciona pra ti ou algum funciona?

      Excluir
    2. Quando eu clico na opção select game já aparece o erro tem hora que aparece error 50 e tem hora que aparece error 60 coloquei varios jogos criei uma pasta com o nome 32X, nenhum jogo funciona pois não consigo acessar a pasta, não sei o que fazer

      Excluir
    3. Isso é erro na ROM. Tenta outra ROM em outros formatos.

      Excluir
  10. meu 32x faz un zumbito tipo de curto do lado direito é normal?

    ResponderExcluir
  11. Ola Boa noite!
    Peguei um 32x, e estou usando um flashcard, jogos do mega funcionam, agora do 32x não, alguem sabe qual pode ser o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta os jogos usa jpn.

      Excluir
    2. Problema nos cabos flat ou algo mais sério como os processadores do 32X amigo.

      Excluir