quarta-feira, 27 de março de 2013

Tutorial Super Nintendo SNES Mod Video Componente, S-Vídeo, Vídeo Composto, YPbPr YUV




1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste tutorial é a instalação da saídas Vídeo Componente, S-Vídeo e Video composto com conectores padrão no console Super Nintendo. O SNES gera nativo os sinais video composto, S-Video e RGB SCART, que podem ser obtidos com os respectivos cabos ligados à saída Multi AV. RGB SCART não é um padrão disponível nos televisores brasileiros e americanos, então deixemos o SCART de lado. Vamos instalar conectores RCA fêmea para video composto, audio estéreo e video componente, cujo cabo é muito barato e de fácil obtenção, além de ser mais robusto que o cabo específico do SNES. O sinal Video Componente (YPbPr, YUV) não é gerado nativamente no Super Nintendo, mas conseguimos obtê-lo no chip gráfico do console.

Quando vendidos na época, os Super Nintendo (e outros consoles da época) acompanhavam somente o cabo RF, cujo sinal é muito ruim e sujeito a interferências. É uma pena, pois o próprio Super Nintendo tem hardware para gerar sinais de qualidade muito superior. Nos televisores modernos o console ligado em RF fica com qualidade sofrível, então vamos adaptar o Super Nintendo às novas televisões.

Obs: O sinal de vídeo componente obtido é 240i, ou seja de 240 linhas, e não é compatível os televisões LCD, Led e outros modernos. Ele funciona nos televisores CRT (de tubo) ou com um upscaller nos televisores modernos, para elevar o sinal a 480 linhas.


1.1 MODELOS COMPATÍVEIS COM VIDEO COMPONENTE


ATENÇÃO: O mod Vídeo Composto e S-Vídeo podem ser utilizados em qualquer Super Nintendo Fat (o quadrado). O mod do Vídeo Componente só serve nos modelos com chip gráfico S-ENC, não serve nos outros chips.

Os modelos que testei e funcionam: 
SNS-CPU-GPM-01
SNS-CPU-GPM-02

Os modelos que NÃO é possível:
SNS-CPU-RGB-01
SNS-CPU-RGB-02
SNS-CPU-1CHIP-01 (Informado pelo usuário Michel)

Existem outros modelos de Super Nintendo que possibilitem o mod Video componente, mas não testei e não posso garantir funcionamento.


2 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

  • Console Super Nintendo Fat.
  • 6 Conectores RCA para gabinete, de preferência nas cores padrão: 1 amarelo, 1 branco, 2 vermelhos, 1 verde, 1 azul.
  • Conector S-Video fêmea para gabinete.
  • Fio para solda, no mínimo 1,5 metro. Recomendo utilizar fios nas cores padrão para melhor visualização: amarelo, branco, vermelho, azul, verde.
  • Aparelho de solda.
  • Estanho.

Conectores do DVD Player que iria pro lixo.


3 DESMONTANDO O SUPER NINTENDO

Para abrir o Super Nintendo você precisa da chave Gamebit 4,5mm, específica para consoles Super Nintendo, Gamecube e Nintendo 64. Com a Gamebit 4,5mm em mãos, remova os 6 parafusos da parte traseira do Super Nintendo. Retire a metade superior do Super Nintendo com cuidado, em seguida remova o "eject" do Super Nintendo.

Agora remova os parafusos que prendem a placa-mãe e retire-a juntamente com as portas do controle. Cuidado que a placa mãe é conectada as portas de controles por um cabo fat muito frágil, manuseie-o com cuidado.


  

4 INSTALANDO OS CONECTORES NO GABINETE


Você pode comprar conectores novos para instalação, ou utilizar os conectores de um DVD Player para instalação no Super Nintendo. Eu retirei os conectores de um DVD Player, pela dificuldade em obter conectores RCA nas cores azul e verde para ligação do video componente, e como quis fazer todas as cores nos padrões utilizei os conectores do DVD Player que iria pro lixo. Utilize conectores com parafuso de fixação, se não parafurar fica frágil.

Faça os furos na carcaça do Super Nintendo com muito cuidado e fixe os conectores parafusando-os. Veja como fiz:







5 VÍDEO COMPOSTO

Vire a placa mãe e no lado de baixo visualize o local exatamente abaixo da porta Multi AV que fica na parte traseira do console. Ali tem 12 pinos que são exatamente os 12 pinos do conector Multi AV. Ali vamos obter os sinais de video composto, S-Video e video componente, além do terra (ground).
Localize o pino 9, ali é o sinal positivo do video composto, que vai no interior do conector RCA. O terra (ground) está nos pinos 5 e 6. Você pode ligar todos os terra de todas conexões num pino só e puxar um fio para o terra de todos sinais.

Video Composto: Pino 9
Ground (Terra): Pinos 5 ou 6





6 AUDIO ESTÉREO

Ainda nos 12 pinos abaixo da saída Multi AV, procure os pinos 11 e 12.
O pino 11 corresponde ao Audio Esquerdo, conector RCA branco.
O pino 12 corresponde ao Audio Direito, conector RCA vermelho.
Ground (terra): Pinos 5 e 6.



7 S-VÍDEO

O pino 7 corresponde ao Luma (Y). Utilizei o cabo de cor verde para visualização.
O pino 8 corresponde ao Chroma (C). Utilizei na foto o cabo de cor azul.
Ground (terra): Pinos 5 e 6.


Veja o esquema de ligação do conector S-Video fêmea na imagem acima.

Agora monte a placa mãe do Super Nintendo, parafusando-a na carcaça inferior e puxando os pelo lado para serem soldados nos respectivos conectores.


8 VÍDEO COMPONENTE

Este procedimento só funciona no Super Nintendo fat com chip gráfico S-ENC, não funciona em outros modelos. Vamos puxar o sinal diretamente do chip gráfico e soldá-lo ao conector RCA de Vídeo Componente. O sinal de video componente é obtido diretamente no chip gráfico S-ENC Nintendo, que está localizado ao lado do slot de cartuchos, veja onde ele está localizado na foto abaixo, onde saem os fios vermelho, azul e verde.




















Vamos soldar os 3 pinos no chip:
  • Pino 1 - Pr - Conector vermelho
  • Pino 23 - Y - Conector verde
  • Pìno 24 - Pb - Conector vermelho



Agora solde a cada um dos 3 fios diretamente no respectivo conector RCA no polo positivo. O negativo você pode buscar no mesmo local onde usou para ligação dos outros conectores.


9 RESULTADOS

9.1 S-VIDEO




 

 

 

 

 

 













9.2 VIDEO COMPONENTE


























10 CONCLUSÃO

Com poucos componentes de baixo custo obtivemos as saídas de video mais utilizadas nos televisores brasileiros e americanos. Conseguimos ainda o sinal Video Componente, de melhor qualidade que S-Video, perfeito para ligação em televisores modernos, aumentando a qualidade de imagem do SNES. Com a utilização de conectores padrão, dispende-se o uso do cabo Multi AV, caro e frágil, pois podemos utilizar cabos comuns que são robustos e baratos. Além disso, ainda pode-se utilizar o cabo Multi AV, permitindo ao Super Nintendo ser conectado a varios televisores simultaneamente.
Agora o Super Nintendo gera sinais RF, Video Composto, S-video e Video Componente.





Tags de pesquisa (ignore): Super Nintendo SNES Mod Modded Video Componente Component Video YPbPr YUV Audio Estéreo RCA

54 comentários:

  1. Legal. Mas preferiria usar o cabo multi out no caso do S-video. Cabos S-Video não custam tanto, a menos que alguém queira o original. Gostaria que acrescentasse a revisão da placa-mãe do Snes desse mod, pois o meu é o SNS-CPU-1CHIP-01, que tem o chip S-RGB BA6596F, portanto, a princípio, incompatível com esse mod.

    ResponderExcluir
  2. Isso, os que tem o BA6596F geram sinal RGB e não video componente, também tenho um o RGB-01 que usa o BA6596F. Tem que4 ser o BA6592.

    ResponderExcluir
  3. Cara, seu tutorial é perfeito, tomara que meu Super Nintendo seja comatível, a muito tempo eu procurava como fazer video componente para outros consoles antigos além do PS2 e GameCube (e Dreamcast, já que tem VGA acho que não é necessário o Video Componente) para ligar tudo na minha tv com video componente. \o/
    Então, abri agora aqui o Super e vi que ele é completamente diferente do seu por dentro, creio que não seja compatível, acho que encontrei o BA, ele tem numeração diferente e está localizado nessa parte onde tem uma placa de metal que podemos desparafusar por baixo. Nele tem escrito S-RGB 9632 BA.
    O meu console é brasileiro e o modelo dele é SNSM-001 (BRA), sabe dizer se tem algum modelo brasileiro ou uma lista de modelos que o chip gráfico seja esse que possibilita o video componente?

    Obrigado cara, vou correr atrás de um Super com essas especificações, não vejo a hora de fazer o meu mod.
    Só uma pergunta, a imagem muda muito do RCA para o Componente? Ela é a melhor imagem que podemos obter de um Super Nintendo? Existe a possibilidade de uma saída VGA para o SNes?
    Só isso mesmo por enquanto, desculpe o post longo, valeu! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo eloigo, amigo.
      Os modelos nacionais acho que não tem nenhum com o chip S-ENC BA6592, que é o únic que gera sinal video componente.
      A imagem é melhor sim, melhor que s-video inclusive.

      Melhor que video componente quem sabe RGB, mas RGB usa conector SCART, que só é usado em televisores europeus. Das alternativas que temos o componente é a melhor.
      Abraços e obrigado pelo post.

      Excluir
    2. Então, o modelo SNSM-001 (BRA) produzido pela Playtronic não tem como deixa-lo com a saída componente?!

      Excluir
  4. Muito bom.Eu uso o S-video e a qualidade da imagem é bem melhor que o composto, quando vc diz que o componente é melhor que o S-video, esse melhor é de muita diferença, tipo do composto para o S-video?
    Parabéns pelo tutorial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, vou postar umas fotos daqui uns dias comparando. Há uma diferença nas cores, vou postar comparações entre todas as 4 conexões disponíveis.
      Mas a diferença é pequena, preciso fazer uns ajustes ainda, acho que vou trocar os resistores pra ver se fica melhor.
      Abraços.

      Excluir
  5. cara eu tenho um SNES com a placa SNSM-CPU-GPM-02 (é nacional) vc sabe se da para fazer esse esquema de componente nessa placa? tem o esquema ai de como fazer?

    Deixando aqui meu chip de video é o:
    S-ENC A
    S 9522 BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim amigo.
      O esquema esta no tutorial, veja.

      Excluir
  6. Olá amigo, queria fazer uma pergunta, não é sobre esse tutorial mas é sobre Snes...tenho um Snes da Playtronic com placa SNSM-CPU-1CHIP-01 e estou querendo desbloquear ele mas não acho tutorial em lugar nenhum, até achei falando em levantar o pino 4 mas a placa é diferente da minha, será q vc saberia como fazer esse desbloqueio?
    Se poder me ajudar eu ficaria agradecido.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, essa vou ficar te devendo.

      Excluir
    2. Blz querido, obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. o blog permite tutoriais de destrava? caso sim posso mandar uns diagramas de como fazer a destrava eletronica do snes, psx, ps2, ps3 ou qual mais você precisar =D

      Excluir
    4. Permite sim amigo, podemos publicar, seria uma boa, valeu

      Excluir
  7. Nao tem como fazer isso sem abrir o console ? tipo comprar um aparelho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se você usar um cabo SCART e um conversor SCART-> video componente.

      Excluir
  8. Amigo, por quanto vc faz isso no meu snes? Sou do forum retrogames brasil. User kaneda, me manda mp pq quero fazer isso no meu snes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, eu faço por hobbie, mas posso fazer pra você, de onde vc é?

      Qual o modelo da placa mãe do super nintendo?

      Excluir
  9. Cara, o MOD de SVideo não funcionou comigo. Minha placa é a SNS-CPU-GPM-02. Fiz MODs em genesis já e nele tem que ser utilizado capacitores, resistores e transistors. Não seria preciso usar para essa minha placa? Qualquer ajuda fico agradecido. Meu e-mail é vingadorjr@live.com. Grato e bom trabalho!

    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, o s-video não precisa de capacitores e resistores porque ele é gerado pelo s-nes nativamente, basta ver que o snes tem cabo s-video (que pode ser usado no gamecube e no nintendo 64, é o mesmo cabo) e o mega drive não.
      Tente soldar novamente que funcionará. Abraços.

      Excluir
  10. Conrado... nada. Já soldei e desoldei diversas vezes e nada. Obtive um sinal muito fraco, escuro e subindo, sem estabilidade. Obtive esse sinal sem utilizar outros componentes, tudo direto. Ví que meu modelo de fato é o SNS-CPU-GPM-02 mas meu encoder é um modelo que nunca lí a respeito, um tal de S-ENC 9314 m70. Não encontro nenhuma informação a respeito deste modelo de S-ENC. Me dá uma informação... vc falou que para SVideo não precisaria de capacitores e tal, então quer dizer que para Componente é preciso? Ficaria satisfeito apenas com o componente, já que s-video parece estar difícil.

    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, nao precisa de resistores ou capacitores no video componente. Eu liguei direto e ficou bom mas ainda vou testar com resistores pra ver se melhora. Abraços.

      Excluir
  11. Apanhando aqui para realizar o MOD de SVIDEO no modelo SNS-CPU-1CHIP-01 com o encoder de vídeo RGB (que não envia YPbPr). Vc teria algum link para um tutorial mais detalhado de mod de svideo Conrado? Agradeço muito se tiver... tou quebrando demais a cuca e não consigo imagem. Já fiz em Mega Drive tranquilo, vários, mas esse aqui tá me dando trabalho.

    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, não tenho mais detalhado, mas é bem como mostrei neste tutorial. Eu fiz em 2 SNES, o do tutorial e outro modelo com chip RGB e em ambos ficou perfeito. Qualquer dúvida não hesite em perguntar. Abraços.

      Excluir
  12. Qualquer coisa envia o link para o email vingadorjr@yahoo.com.br ou posta aqui mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. amigo gostaria de saber se vc sabe como fazer isso no nintendo 64.... estou procurando um tutorial mais nao estou achando obrigado desde ja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No 64 imagino que a pinagem seja a mesma, mesmo assim tem diversos tutoriais na net, amigo.

      Excluir
  14. Amigo... fiz o MOD mas a tela ficou rosada.Tenho o mesmo chip que vc descreve como funcionando, o BA6594AF e a placa é a SNS-CPU-GPM-02. Sabe dizer porque ficou tudo meio rosa? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer amigo, quem sabe com resistores pode melhorar a imagem.

      Excluir
  15. como conseguiria comprar um console assim amigo,vc tem algum?ou senão enviar o meu a vc fazer isto?tenho um snes e us o cabo normal de audio e video mas a imagem fica um pouco embassada,sera que esse trabalho ai fica limpinha? wanderson.25gv@hotmail.com,este é meu email,me responde por la ok.grato amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como amigo, só posso ajudá-lo como fazer. Abraços.

      Excluir
  16. Fiz e as cores ficaram lavadas e o brilho muito alto, olhei na net em varios forums e vi que o problema é geral, alguns mais outros menos dependendo da revisão do console e as vezes até a TV em si, to estudando agora um pequeno circuito em um dos forum que to acompanhando para ver se consigo arrumar as cores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocorre o mesmo comigo, estou pensando em colocar resistor de 75 ohms para ver se o problema resolve. Alguem sabe mais sobre isso ?

      Excluir
    2. Você tem mais informações a respeito?
      Também estou querendo testar com resistores mas como no meu console ficou boa a imagem não quis mexer.
      Mas de fato a imagem ficou bem clara, mais que com S-VIDEO porém a definição é muito boa.

      Excluir
  17. a melhor qualidade de imagem q poder ter um snes e ligando ele direto pelo RGB puto tipo um árcade eu fiz isso aki adaptei uma tb para receber o sinal RGB e liguei meu super nes ficou 1000% a imagem hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ligou ele numa TV? Convertei o sinal RGB pra qual sinal amigo?

      Excluir
  18. Parabéns pelo tutorial. Eu tenho o SNES fat modelo SNS-001. No momento não tenho como abrir o SNES pra ver se tem o chip S-ENC.
    Esse tutorial serve para este modelo SNS-001?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem mais informações do modelo,por exemplo o modelo compatível é o SNS-CPU-GPM-01 e o SNS-CPU-GPM-02, então tem mais dados ai no modelo, veja e poste aqui que eu lhe respondo,

      Excluir
  19. Oi, Zardo! Trabalho impecável e maravilhoso esse seu, meus parabéns! Pesquisando pela web eu vi que você havia postado que iria testar seu Super Nintendo em uma TV LCD. Funcionou? Meu SNES baby é apenas RF e eu tenho muita vontade de ligá-lo também em uma TV LCD, seja por AV, Scart ou até mesmo S-video, mas não sei como o faria ou qual seria o método mais prático pra conseguir isto. Gostaria do seu conselho, por gentileza. Por aqui acho difícil conseguir um técnico de extrema competência e dedicação como você pra reproduzir este seu trabalho. Você trabalha com isto? Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. olá amigo ,quanto vc cobraria para fazer esse serviço no meu snes ,ele está com as cores todas bagunçadas tipo onde á cinza está azul onde é branco está esverdeado,pela saída original av,a saída rf não testei,será que se fazer esse mod resolve o problema?quando buscar o snes(ele estava no conserto e o técnico não conseguiu arrumar esse problema) eu te passo os dados da placa e chip.

    ResponderExcluir
  21. Conrado, quanto você cobra pra fazer um Super Nes desse pra mim?

    ResponderExcluir
  22. Não tenho como fazer pra você, eu não tenho tempo, precisa de um pouco de tempo pra fazer e eu mexo nos meus consoles por hobby mesmo amigo. :-)

    ResponderExcluir
  23. vou passar em um loja de componentes e fazer isso hoje. Vlw

    ResponderExcluir
  24. Valeu, Zardo! Graças a você e alguns fóruns gringos, fiz o mod aqui. Funcionou tranquilo!

    ResponderExcluir
  25. Legal cara! Que bom, fico muito feliz!
    Com qual televisor você ligou?

    ResponderExcluir
  26. i ae cara blz... meu nintendo esta quadriculando... tipo: quando eu coloco o top gear... aquelas primeiras letras aparecem tudo limpo... mas quando aperto start ele ja fica todo quadriculado.... e tehu outro cartucho do super street figther 2 e ta todo quadriculado... antes dava pra jogar a uns 4 meses atras..
    sera que é as fita ou eh algo na placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei amigo, pode ser no próprio aparelho. Convém testar com outros cartuchos.

      Excluir
  27. Cara você sabe destravar o super nintendo? Eu tenho um desse fat americano portanto veio travado só funciona cartuchos originais e nacionais, eu ouvi dizer que tem como destravar ele, erguendo uma chapinha que tem por dentro dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://pointgamesbra.blogspot.com.br/2011/05/tutorial-como-destravar-seu-videogame.html

      Excluir
  28. Eaí cara, blz? Seguinte, comprei um usado aqui e a placa gráfica dele é a BA6592F, pesquisei em fóruns e descobri que esse modelo de chipset grafico aceita a modificação para vídeo componente então resolvi fazer o tutorial. Consegui fazer aparecer imagem e a qualidade realmente melhorou em relação a nitidez da imagem, porém as cores ficaram apagadas e nem mexendo nas configurações da TV consegui mudar. O problema é que agora pelo cabo AV a qualidade ficou péssima, a imagem ficou bem escura, e tremida tb, acredito que o Mod do Video Componente tenha gerado alguma interferência.
    Sabe de alguma coisa a respeito ou já viu problema parecido? Sabe se tem solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai cara. Bom, sobre as cores fracas, eu quero testar ele com resistores pra ver se melhora, fica assim mesmo.
      Essa interferência no AV não pode acontecer, no meu não interferiu nem no AV, nem no SVideo e nem no RF. Alguma coisa aconteceu. Não sei cara.
      Qual a TV que ocê usa?

      Excluir
  29. Testei numa Sony LCD, numa Samsung Led e numa Gradiente Tubo, e em todas elas tive esse problema das cores. Mas tipo, fica bem opaco mesmo, quase um preto e branco, e mesmo colocando o contraste e brilho no máximo, ainda fica ruim e apagado. Pesquisei sobre o assunto e encontrei num forum gringo um cara q teve o mesmo problema q o meu, e resolveu colocando 3 resistores de 150 Omhs, mas ñ to encontrando aqui na minha cidade pra comprar. Vou ver se consigo algum eletrônico velho pra tirar os resistores e testar, aí eu comento aqui quais foram os resultados.

    ResponderExcluir
  30. Oxi, super tutorial, vou fazer no meu em breve, oh se vou viu!!!
    Parabéns aí e, continue assim, tudo bem explicadinho mesmo!!!
    Aproveitando a deixa: acabei de mudar a região do meu Snes e,
    estou tendo um problema na cor, fica somente preto e branco,
    vi aí em um de seus comentários que, você disse que,
    o chip ( RGB ) é somente para televisor Europeu,
    se for assim, acho que terei de fazer alguma alteração nesse ( CI- RGB ) por sinal,
    gostaria de alguma ajuda, por favor, o modelo de meu Snes é:
    1994 NINTENDO CPU RGB 01
    Desde já, muito obrigado, VVV!!!

    ResponderExcluir
  31. ótimo tutorial , pergunta , chroma e luma eu encontrei ((( mas onde esta o C GROUND , E Y GROUND )) ESTA PARTE EU NÃO ENTENDI ....

    ResponderExcluir