quinta-feira, 26 de maio de 2016

Tutorial DosBox 0.74 Instalação e Configuração de Jogos Abandonware




Este tutorial tem o objetivo de instalar e configurar o programa DosBox. Trata-se de um eficiente emulador de MS-DOS que torna possível a reprodução de programas e jogos do antigo MS-DOS nos computadores atuais. Como na época houve o lançamento de muitos jogos que se tornaram verdadeiros clássicos, o DosBox se mostra uma ótima alternativa para resgatar estes jogos que marcaram a vida de muitos jogadores.



1 BAIXANDO O DOSBOX


    Disponibilizei aqui a versão 0.74 Windows 32bits do DosBox para download, a última disponível atualmente. Faça o download do arquivo abaixo hospedado por mim, ou caso queira versão para outro sistema operacional como Linux ou MacOs X, acesse o site oficial. Como a maioria das pessoas usa Windows fiz o tutorial com base na versão Windows, mas as mesmas etapas se aplicam as versões de outros sistemas operacionais.


    Download da versão 0.74 Windows 32bits Installer DosBox - Google Drive
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com

    Download da versão 0.74 Windows 32bits Installer DosBox - Media Fire
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com


    Site oficial para download das outras versões


    2 INSTALANDO O DOSBOX


    Baixe o arquivo indicado, descompacte o mesmo e instale seguindo os passos abaixo.


    Arquivo baixado e pronto para instalação



    Clique em "Next"

    "Next" novamente

    "Install" ou caso queira mude a pasta


    Localize o link pelo Menu Inicial


    3 MONTANDO O JOGO


    Uma vez instalo o DosBox você deve montar uma unidade que vai ser a pasta do jogo.



    O comando usado é MOUNT   UNIDADE   "PASTA ONDE ESTÁ O JOGO"
    Por exemplo: mount   c   d:\Jogos\Duke3D

    Onde:
    • "C" vai ser a unidade criada no DosBOX.
    • "D:\Jogos\Duke3D" é o caminho onde o jogo está localizado
    Uma vez montada a pasta os comandos de navegação são os mesmo do MS-DOS: "cd nome da pasta" para acessar diretórios, "cd .." para voltar à pasta anterior. Para executar arquivos executáveis como .EXE e .COM basta digitar o nome do arquivo sem extensão e pressionar ENTER.


    4 CONFIGURANDO O ÁUDIO DOS JOGOS


    A configuração do áudio nos jogos é feita em cada jogo separadamente. Usei como o exemplo o jogo Duke Nukem 3D Atomic Edition, que tenho disponível aqui no blog. Este jogo pode ser usado como exemplo para vários outros no esquema de configuração, e outros jogos como Doom são mais simples ainda e tem outros como Wolf3D que não exigem configuração específica da placa de som.

    Instale o DosBOX e monte a pasta conforme acima descrito. Acesse o arquivo SETUP.EXE

    No menu principal vá em Sound Setup

    Chose Sound FX Card para escolha do sistema principal de som

    Escolha Sound Blaster



    Em seguida configure cada uma das opções

    Change Address: 0x220

    Change Sound Card Type: Sound Blaster 16 or AWE32

    Change Interrupt: IRQ 7

    Change 8-bit DMA Channel: DMA Channel 1

    Change 16-bit DMA Channel: DMA Channel 5

    Volte ao menu de Sound Setup
    Choose Music Card: Escolha Sound Blaster
    A configuração de áudio está completa. Não esqueça de salvar antes de sair do Setup. Agora basta rodar o jogo com áudio perfeito. Este passo a passo se aplica a maioria dos jogos de MS-DOS, alguns podem ter particularidades, mas em geral as instalações são bem simples. Agora basta rodar o jogo pelo arquivo executável duke3d.exe neste caso e testar se o áudio está correto.




    5 CONCLUSÃO


    Com o DosBOX é possível resgatar um grande acervo de jogos e aplicativos. Em relação aos jogos, são clássicos do PC das décadas de 80 e 90 que podem ser jogados em modo sozinho ou até mesmo em rede. Cabe salientar que o DosBOX consome muito menos processamentos que outros emuladores de sistemas operacionais como Virtual Box e VM Ware. O DosBOX é leve e pode ser rodado sem esforço nos micros atuais. Recomendo este tutorial para uso de todos os jogos postados aqui na Zardo Games para download. Não deixe de resgatar e jogar novamente jogos que fizeram parte de sua vida.






    Tags de pesquisa (ignore): DosBOX tutorial passo a passo abandonware Dule Nukem 3D Doom Wolf3d games old antigos clássicos

    Carmageddon PC Game MS-DOS Completo Full Download



    Lançado em 13 de Junho de 1997, Carmageddon é um clássico da Stainless Games. Considerado um dos maiores jogos de corrida violenta, o jogo foi um marco nesse gênero, muito criticado na época do lançamento pela violência. O jogo é simplesmente fantástico, clássico do PC completo com músicas, todos as pistas e carros. Imperdível.

    Esta é a versão original do Carmageddon, para ser rodado em ambientes MS-DOS, Windows 3.1, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98 e Windows Millenium.

    A história de Carmageddon é baseada no filme Death Race, clássico de 1975, estrelado por Sylvester Stallone e David Carradine. No então futuro ano de 2000, uma competição automobilística acumula pontos para os carros que mais atropelam  pedestres. Além disso, metralhadoras e lâminas fazem parte do arsenal de acessórios dos veículos.

    Todas as pistas, carros  com trilha sonora muito bem elaborada e empolgante! Tudo isto com pouco mais de 68MB compactado. Pode ser em jogado também via Dos-Box, Virtual Box, VM Ware e outros emuladores de DOS.

    Download


    Download servidor Google Drive
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com

    Download  servidor Media Fire
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com




    Tutorial para instalação e configuração do DosBOX


    Imagens






    domingo, 22 de maio de 2016

    Grand Theft Auto GTA 1997 PC Game MS-DOS Win9x Completo Full Download



    Lançado em Outubro de 1997, Grand Theft Auto é um clássico da DMA Designs. Considerado o precursor no gênero de jogo de aventura tendo um bandido como protagonista, o jogo foi o marco de inauguração deste gênero tão explorado hoje em dia. O jogo é simplesmente fantástico, clássico do PC completo com as 6 fases, 3 cidades, carros e missões. Imperdível.

    Esta é a versão original do Grand Theft Auto, para ser rodado em ambientes MS-DOS, Windows 3.1, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98 e Windows Millenium.

    6 fases completas, com todos carros, armas ,trilha sonora muito bem elaborada e empolgante! Tudo isto com pouco mais de 530MB compactados. Pode ser em jogado também via Dos-Box, Virtual Box, VM Ware e outros emuladores de MS-DOS e sistemas operacionais antigos.


    1 História

    O jogo conta a história de um bandido que trabalha para gangues, criminosos e até para policiais corruptos passando por diferentes missões em 3 cidades muito bem elaboradas. Grand Theft Auto foi o início de uma das franquias de maior sucesso da história dos games, se nessa versão os gráficos não foram a ênfase por outro lado a liberdade de poder explorar três enormes cidades e realizar as missões conforme a vontade do jogador, tornaram este jogo um dos mais vendidos da época.

    São diversas missões que vão desde matar pessoas, roubar veículos, entregar encomendas, atender telefones, etc. São missões difíceis que requerem horas de jogo para decorar o que é necessário fazer, além dos diversos caminhos nas cidades.


    2 Sobre o jogo

    Jogo em 2D com visão superior, onde a visão centraliza o personagem e segue seu movimento. Na época mostrou-se um sistema defasado, já havia jogos totalmente em 3D como Tomb Raider que cativavam muito mais o público, afinal a liberdade em jogo 3D parece muito maior. Mas GTA soube ter sua exclusividade, a possibilidade de transitar por uma cidade imensa, ir para onde se bem entende em ruas enormes e com inúmeros veículos a disposição.

    A questão de controlar um bandido também contribuiu para o sucesso do jogo. É possível ganhar pontos atropelando pedestres, matando pessoas, roubando carros e cometendo diversos crimes. Também vale salientar que o jogo não tem uma ordem sequencial de missões. O objetivo do jogo na verdade é obter os pontos necessários para passar de fase, então a ordem em que as missões serão executadas não afeta o andamento do jogo. Também é possível obter pontos matando pessoas e destruindo carros, mas os pontos obtidos seriam insuficientes para seguir para a próxima fase, obrigando o jogador a cumprir missões e dar o devido andamento à história.


    3 Como jogar

    O jogo disponibilizado para download está em formado de imagem de CD MDF + MDS. A primeira faixa é de dados e as restantes são de áudio. Você deve gravar esta imagem com qualquer programa de gravação como Nero, Alcohol ou ImagBurn em um CD e instalar no computador, ou emular a imagem em uma unidade virtual usando programas como Alcohol e Daemon Tools.


    4 Download


    Download versão sem vídeos e músicas servidor Google Drive
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com

    Download versão sem vídeos e músicas servidor MediaFire
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com

    Download Full CD (BIN + CUE) servidor Google Drive
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com

    Download Full CD (BIN + CUE) servidor Media Fire
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com




    Tutorial para instalação e configuração do DosBOX



    Tutorial para instalação e configuração do Windows 98 SE no VMware


    5 Imagens





    Big Red Racing PC Game MS-DOS Completo Full Download



    Lançado em 29 de Fevereiro de 1996, Big Red Racing é um clássico da Big Red Software. Considerado um bom jogo de corrida 3D, foi um dos precursores do gênero de corridas 3D, com muitos elementos de comédia. O jogo é simplesmente fantástico, clássico do PC completo com músicas, todas as pistas e jogadores.

    Esta é a versão original do Big Red Racing original, para ser rodado em ambientes MS-DOS, Windows 3.1, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98 e Windows Millenium.

    O jogo é uma corrida com elementos de humor, onde os narradores fazem comentários tirando sarro da nacionalidade dos personagens e quando se clica nos itens do menu  também saem diversas frases cômicas. Tem elementos de Mario Kart como as corridas cômica, e permite jogos em rede proporcionando divertidos duelos.

    Todas as 24 pistas e carros, trilha sonora muito bem elaborada e empolgante! Tudo isto com pouco mais de 24MB compactado. Pode ser em jogado também via Dos-Box, Virtual Box, VM Ware e outros emuladores de DOS.

    Download


    Download  servidor Google Drive
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com

    Download  servidor Media Fire
    Senha / Password :  zardogames.blogspot.com


    Tutorial para instalação e configuração do DosBOX


    Imagens






    Gamecube cabo vídeo componente Review - YPbPr Game Cube Component Cable





    Este review é sobre o raríssimo cabo Vídeo Componente do Nintendo Gamecube. Este cabo é raro basicamente pelo motivo de terem sido produzidos muito poucos e não poder ser copiado por terceiros. Então, como adquiri um cabo vídeo componente anos atrás resolvi postar um review, pois notei que há muito pouca informação sobre esse cabo, especialmente em português.



    1 SOBRE O CABO

    Trata-se de um cabo especial e diferente de tudo que se conhece. Parte do fato que este cabo não pode ser copiado. Ele utiliza um sistema que é ligado à saída digital do Gamecube, possui em sua extremidade um chip (protegido por uma capa plástica), o que torna difícil sua cópia. Não é comum este tipo de configuração já que o sinal vídeo componente é analógico. Então como o cabo funciona? Ele recebe o sinal digital do console, converte em sinal analógico pelo chip e fornece este sinal analógico ao televisor. Os cabos de vídeo normalmente apenas transmitem o sinal analógico ao televisor, como em DVDs, Playstation 2, no próprio Nintendo Wii. Este sistema que torna o cabo do Gamecube especial. Na prática isso não aumenta a qualidade de imagem.

    Foram vendidos pouquíssimos cabos no mundo e apenas os primeiros aparelhos possuem a saída digital que permite a conexão do cabo. Essa equação acabou criando um dos itens mais raros e cobiçados por colecionadores. Na data da escrita deste artigo não se encontrava este cabo por menos de 1400 reais no mercado livre, preço fora da realidade por um simples cabo de vídeo game.


    O Gamecube por padrão usa a mesma saída analógica que o Super Nintendo e o Nintendo 64. Com esta saída é possível obter sinais RF, Vídeo Composto, S-Vídeo e RGB por meio do conector SCART. Destas opções o RGB é o melhor, porém no caso do Gamecube só funciona em consoles europeus e além disso o conector SCART só é usado na Europa por padrão. Então restam as outras opções. S-Vídeo é um bom sinal, mas não é mais usado em televisores modernos e tende a cair em desuso. Vídeo composto é uma boa opção em televisores de tubo, mas nos modernos LCD e Led fica ruim. RF é de longe o pior de todos e seu uso deve ser evitado.

    As duas extremidades do cabo, na que
    vai conectada ao console o chip









     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    2 FUNCIONALIDADES

    Primeiramente a possibilidade de ligação em vídeo componente (YPbPr) que nos televisores modernos aumenta muito a qualidade de imagem com relação à RF, Vídeo Composto e S-Vídeo. A melhora da imagem é nítida tanto na resolução quanto nas cores. Outra coisa interessante é que além de se obter um ótimo sinal mesmo em conjunto com televisores modernos, ainda permite a varredura progressiva, o progressive scan 480p, ou seja 480 linhas verticais em varredura progressiva. Os outros sinais de vídeo usam varredura entrelaçada.

    Apenas as primeiras versões do Gamecube possuem a saída digital, os modelos DOL-001. A partir da versão DOL-101 a Nintendo removeu a saída digital e o suporte ao cabo vídeo componente.

    Nem todos os jogos possuem a função progressive scan, mas boa parte deles. Neste link você vê a planilha onde constam os jogos que disponibilizam progressive scan e widescreen. Quando se inicia o jogo ele detecta o uso do cabo e pergunta logo no início se deve usar o modo progressive scan. Caso não, irá rodar em varredura entrelaçada, 480i.

    O televisor sinaliza 480p


     

     

     


     

     

     

     

    3 CARACTERÍSTICAS

    Trata-se de um cabo muito bem acabado. Possui aproximadamente 2,3m de comprimento, fios bem robustos e conectores de ótima qualidade. Este cabo não conduz sinal de áudio, apenas vídeo, deve ser usado em conjunto com o cabo vídeo composto ou S-vídeo para obtenção de sinal de som na saída analógica. Para quem não gosta de muitos fios conectados aos aparelhos é ruim, pois o Gamecube acaba tendo a conexão de um cabo para imagem, outro para o áudio e mais a fonte, particularidades deste cabo.

    Na extremidade que vai conectada ao console, nota-se a proteção que envolve o chip, no restante do cabo são fios simples e os três conectores RCA: vermelho, verde e azul. Como o cabo tem um bom tamanho permite que o Gamecube seja usada em uma grande distância do televisor, isso é muito útil quando se tem quatro jogadores em frente à TV.


    Os cabos necessários para uso do console poluem o visual

     

     

     

     

     







    Uma coisa a ser observada é que não são todos os jogos compatíveis com o cabo e apenas alguns utilizam progressive scan. Um dos jogos que testei que não funcionam com o cabo é Tony Hawks 3. Quando se inicia o jogo a imagem desaparece, possivelmente porque foi um dos primeiros jogos do console. O link abaixo é de uma planilha onde constam os jogos que utilizam progressive scan e widescreen. Os jogos que tem essa opção detectam o cabo e logo no início perguntam se deve iniciar em progressive scan ou não.

    Lista de jogos compatíveis com progressive scan e widescreen


    4 RESULTADOS

    Com a utilização do sinal vídeo componente nota-se grande melhora nas cores e formas dos objetos. Em progressive scan, essa melhora é ainda maior, principalmente com objetos em movimento, esse efeito é devido ao modo de varredura progressiva onde a cada varredura toda a tela é refeita, ao contrário da varredura entrelaçada onde apenas metade da tela é refeita a cada varredura. Na teoria há o dobro de sinais. Em jogos dinâmicos como Mario Kart Double Dash a melhora é nítida mesmo aos olhos mais desacostumados.


    Resident Evil Remake mostra boa melhora de gráficos













    Mario Kart Double Dash também é uma boa pedida





    Resident Evil 4 disponibiliza progressive scan

     

    5 CONCLUSÃO

    É um cabo muito interessante, que oferece ótimas qualidades e fornece de fato uma imagem condizente com o poder gráfico do Gamecube. Este deveria ser um acessório de fácil acesso ao alcance de todos os gamecube, mas a Nintendo na contra mão do que se espera retirou a saída digital nos modelos mais novos de Gamecube. Talvez este senha sido um dos fatores que contribuíram para que o Gamecube nunca tenha sido um aparelho popular.

    Com bem menos que o valor investido no cabo do Gamecube é possível adquirir um Nintendo Wii com o o cabo vídeo componente próprio dele (cabo simples, como nos demais video games), que reproduz todos os jogos do Gamecube e ainda tem os seus próprios. O cabo vídeo componente do Gamecube é um acessório de colecionador, seu custo x benefício se deve apenas ao fato de ser raro.

    6 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO TESTE














    • Gamecube DOL-001
    • Cabo Vídeo Componente
    • Resident Evil Remake
    • Mario Kart Double Dash
    • Televisor CCE 32 polegadas LCD


    Tags de pesquisa (ignore):Game Cube Gamecube Vídeo Componente Component Video YPbPr cable cabo mod Nintendo